O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Néfi Cordeiro, foi flagrado julgando recursos de toga, terno e gravata – mas sem calças – durante uma sessão da 6ª Turma do tribunal, na última terça-feira (20).

No momento da cena, o colegiado julgava um habeas corpus do Rio de Janeiro, de relatoria do ministro Sebastião dos Reis Junior. Néfi Cordeiro, presente à sessão, se utilizava de um fundo falso virtual representando uma estante de livros. Ao voltar à sua cadeira, digitando uma mensagem ao celular, Néfi aparece com o costume de ministro completo, apenas da cintura para cima.

P/
rocurado, o STJ não comentou a veracidade do vídeo, que foi publicado originalmente pelo site de notícias jurídicas JOTA. Porém, na transmissão disponível pelo YouTube do tribunal, não é mais possível ver a cena. No momento em que a situação ocorre, às 14h09 e 30 segundos, há um corte de 15 segundos no vídeo oficial – que é confirmado não apenas pela fala do ministro Sebastião dos Reis Junior, quanto por um relógio que aparece na parte inferior da transmissão. O vídeo, do dia 20, foi disponibilizado não imediatamente após a sessão, mas sim um dia após.

Néfi é ministro da corte desde 2014 e hoje preside a 3ª Seção do STJ, que reúne os dez ministros da 5ª e 6ª Turmas, responsáveis por recursos da área penal. Questionado, o STJ respondeu que “o gabinete do ministro informa que tem ciência de que esse vídeo está circulando por redes sociais, no entanto, não irá se manifestar a respeito.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *