Bolsonaro indica substituto de Celso de Mello no STF

O presidente da República, Jair Bolsonaro anunciou durante a tradicional live das quintas a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para ministro do Supremo Tribunal Federal.

Piauiense, Nunes tem 48 anos, é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e deve assumir a vaga de Celso de Mello, que antecipou a aposentadoria.

O presidente antecipou a indicação e disse que o anúncio oficial será publicado no Diário Oficial da União desta sexta (2).  “Por causa da pandemia nós temos pressa nisso, conversado com o Senado”, disse.

Após a publicação da indicação, o desembargador será sabatinado no Senado e só depois será nomeado ministro do STF, o primeiro nordestino desde Carlos Ayres Britto.

Perfil

Kassio Marques entrou para o TRF-1 em 2011, na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia. Ele foi escolhido pela então presidente Dilma Rousseff.

Natural de Teresina, foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

O magistrado é formado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em processo e direito tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e mestrado em direito constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa e doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *