Covid-19 pode causar danos ao cérebro, conclui estudo

Um estudo da Fiocruz feito em parceria com o Instituto D’Or (Idor) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluiu que além dos pulmões e dos vasos sanguíneos, a Covid-19 pode também afetar as células neurais, causando danos cerebrais ao paciente acometido pela doença.

“O que tínhamos analisado era que no parênquima cerebral, ou seja, na massa cinzenta propriamente dita, não havia sido detectada a presença do vírus. Porém, no revestimento das células que estão na caixa craniana, sim”, explica Thiago Moreno Souza, virologista à frente do grupo de pesquisa da Fiocruz.

A partir desta análise, os pesquisadores fizeram uma série de experimentos em laboratório para avaliar se, de fato, o neurônio pode ser infectado pelo SARS-CoV-2. A conclusão foi de que as células neurais podem, sim, ser invadidas pelo vírus, porém, apesar de o invasor produzir seu material genético dentro do hospedeiro, o seu ciclo de replicação não é concluído.

“Só o fato de o vírus estar presente no tecido nervoso já é nocivo para as células cerebrais”, esclarece Moreno.

Enquanto a Fiocruz é responsável pela revisão das avaliações laboratoriais do caso clínico, infecções experimentais e quantificação viral, o Grupo Idor e a UFRJ – liderados pelo neurocientista Stevens Rehen – encarregam-se da investigação do quadro clínico e preparação de modelos celulares neuronais 3D.A Covid-19 inicialmente foi descrita como uma infecção viral do trato respiratório. Sabe-se agora, porém, que muitos outros sistemas são afetados, incluindo o sistema nervoso central (SNC). Manifestações neurológicas como acidente vascular cerebral (AVC), encefalite (inflamação cerebral) e condições psiquiátricas foram relatadas em pacientes com a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *