‘Prefeitura+Presente’ atende mais de 2,5 mil pessoas

Manaus (AM) – Criado em 2015 para aproximar ainda mais os serviços da Prefeitura de Manaus da população, o programa de ação itinerante Prefeitura + Presente (P+P) já atendeu mais de 100 mil pessoas e, neste sábado, 14/12, realizou no shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a 24ª edição do ano de 2019 com mais de 2,5 mil atendimentos.

Para a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, o projeto leva a prefeitura para o meio da população, onde ela sempre deve estar. “Esse é um programa que mostra exatamente a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, com todas as secretarias integradas em prol da população”, destacou.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), em parceria com outras secretarias, empresas privadas e voluntários, oferecendo serviços de atendimentos médicos com clínico geral, pediatria e fonoaudiologia, além de psicólogos. Também houve aferição de pressão, teste rápido de hepatite C e B, atendimento com assistente social e Conselho Tutelar. O público também contou com atividades desportivas, serviços de beleza e estética gratuitos.

Frequentadora assídua das ações itinerantes, a assistente social Márcia Ferreira, 44, aproveita a oportunidade quando o projeto está próximo ao seu bairro. “Desde 2018, quando eu conheci o programa P+P, toda vez que é possível eu aproveito os serviços. A primeira fez foi no meu bairro e agora eu sempre procuro saber onde vai acontecer, porque eu sempre aproveito para fazer uma consulta, pegar um encaminhamento e muitas outras coisas, aqui eu faço até massoterapia”, relatou.

Conforme o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes, a iniciativa é um benefício único para muitas pessoas que necessitam que a prefeitura vá para próximo de suas casas. “Ano que vem a gente vai turbinar mais o P+P. Esse esforço é porque sabemos que as pessoas precisam desse serviço, por motivos de força maior que as impedem de, durante a semana, resolverem algo simples que aqui no projeto elas conseguem tudo em uma única manhã”, observou Guedes.

Atendimentos

Na última edição do ano, foram realizados 2.528 atendimentos, sendo as principais procuras por atendimento médico e agendamento para emissão de documentos. Somente este sábado foram feitas quase 500 consultas médicas e aproximadamente 300 ações educativas.

Saúde

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram, além das 98 consultas médicas, 48 solicitações de exames e 17 encaminhamentos para consultas com especialistas, assim como 103 aferições de pressão. Na Farmácia, foram realizados 81 atendimentos de medicamentos com receitas.

A equipe de promoção da Saúde entregou 300 kits de Saúde Bucal em 15 ações educativas. Como parte da programação ainda, foram realizadas 20 coletas de preventivo, emitidos 28 cartões do SUS. Também houve ações educativas de Saúde da Mulher, tabagismo, combate ao redes, malária, tuberculose e hanseníase com 435 abordagens e entrega de 230 folders.

Meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fez um balanço positivo das 24 edições do P+P, com a distribuição total de 8,4 mil mudas.

O estímulo ao plantio de espécies frutíferas e ornamentais, nos quintais e jardins das residências, nos bairros onde ocorre o P+P, é parte das estratégias de atuação do programa Arboriza Manaus.

Além de mudas, o órgão também fez o atendimento a aproximadamente 5 mil pessoas, com ações de sensibilização contra as queimadas e orientação sobre o combate ao caramujo africano, muito comum nas comunidades atendidas pelo projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *