Centec lança curso técnico em gastronomia

Nova formação inicia em janeiro de 2021, com duração prevista de até 12 meses e carga horária total de 960 horas

Especializado em formar profissionais com competências para atender as demandas do mercado local, o Centro de Ensino Técnico (Centec) encerra o ano com uma grande novidade para o setor de alimentos e bebidas. Trata-se do curso Técnico em Gastronomia, cujas aulas estão previstas para iniciar já a partir de 5 de janeiro de 2021. Para os interessados na nova formação, o Centec informa que as matrículas feitas até 31 de dezembro terão 20% de desconto.

Com o novo curso, a escola – que há 11 anos atua nas áreas de gestão e negócios, ambiente e saúde, infraestrutura, segurança, comunicação e informação, controle e processos industriais e produção industrial – passa a contemplar também o eixo de “turismo, hospitalidade e lazer”. Agora, 24 formações técnicas integram a grade curricular do Centec, localizado na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo.

Demanda mesmo na crise

“Mesmo com a crise, a gente percebeu o surgimento de muitos novos empreendimentos no segmento de alimentos e bebidas, sobretudo por conta do serviço delivery. Consequentemente, isso gera demanda por mão de obra especializada, e quem trabalha nessa área é o técnico em gastronomia”, pontua a coordenadora de projetos do Centec, Nathalia Flores.

Com uma média salarial nacional de quase R$ 2 mil reais, o técnico em gastronomia (ou cozinha) pode atuar em diferentes segmentos, entre eles: restaurantes industriais e comerciais, panificadoras e confeitarias, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas e instituições de longa permanência, comércio varejista de alimentos e indústrias alimentícias, além de instituições públicas e privadas.

Teoria e prática

Com uma carga horária total de 960 horas, o novo curso técnico em gastronomia tem duração prevista de 12 meses. Segundo Nathalia, todos os professores do Centec possuem experiência de atuação no mercado e habilitação em docência para ministrar aulas no curso técnico. “Nossos professores são todos qualificados, capacitados. Temos uma equipe preparada, que tem tanto abordagem teórica quanto vivência prática. Acredito que isso enriquece bastante a docência do curso técnico, que é um ensino mais prático”, destaca.

Os estudantes irão aprender desde história da gastronomia, administração e organização do serviço de gastronomia e planejamento do cardápio e matéria prima até as técnicas de operacionalização da cozinha brasileira e internacional. As aulas práticas ocorrerão no recém-inaugurado laboratório de nutrição do Centec, equipado com uma cozinha industrial completa.

Nathalia Flores frisa que uma das grandes novidades da estrutura curricular é a capacitação não apenas do domínio das técnicas culinárias, como também da comercialização do serviço, seja em buffet, eventos ou em estabelecimentos. “O curso tem uma disciplina que trabalha com esse foco mais empreendedor. Você pode prestar serviço a outros empreendimentos, mas também fazer a sua própria oferta do serviço no ramo”, enfatiza.

Os interessados no novo curso precisam ter idade mínima de 16 anos e ensino médio completo ou estar cursando o último ano. Todos os estudantes formados pelo Centec recebem certificados que os credenciam para atuar em suas áreas de escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *