Ministério da Economia inscreve para 350 vagas em caráter temporário

O Ministério da Economia anunciou a realização do seu primeiro certame simplificado para profissionais de Tecnologia da Informação, tendo em vista que a pasta foi criada em 2019 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. O processo seletivo Ministério da Economia oferta 350 vagas em caráter temporário, com o objetivo de aprimorar os projetos de transformação digital nos serviços públicos.

De acordo com o edital de nº 7-ME/2020, o Cebraspe ficará responsável por todos os procedimentos técnicos e operacionais. A pasta de Economia atualmente conta com 90.748 funcionários em exercício e outros 5.369 profissionais afastados.

Os servidores em funções comissionadas, especificamente vinculados à administração pública, correspondem ao total de 16.016. A maioria deles atua diretamente no Ministério da Economia e representam 48,60% do quantitativo geral.

Vagas e vencimentos

De acordo com o edital de abertura, os profissionais classificados vão atuar em atividades técnicas de complexidade gerencial, de tecnologia da informação e de engenharia sênior. O vencimento ofertado será de R$ 8.300,00 em jornadas de 40 horas semanais.

É necessário deve ter nível superior na área de Informática/Computação ou em qualquer área de formação com pós-graduação em Informática/Computação (mínimo de 360 horas). Além do mais, os candidatos precisam ter experiência profissional superior a cinco anos em Tecnologia da Informação ou título de mestrado/doutorado na área.

Confira a distribuição das vagas:

*Especialista em Análise de Processos de Negócios: 50 vagas (37 em ampla concorrência + 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros);
*Especialista em Gestão de Projetos: 50 vagas (37 em ampla concorrência + 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros);
*Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação-TI: 50 vagas (37 em ampla concorrência + 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros);
*Especialista em Ciência de Dados: 50 vagas (37 em ampla concorrência, 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros);
*Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados: 50 vagas (37 em ampla concorrência, 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros);
*Especialista em Experiência do Usuário (UX): 50 vagas (37 em ampla concorrência, 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros);
*Especialista em Desenvolvimento de Software: 50 vagas (37 em ampla concorrência, 3 aos candidatos com deficiência e 10 para os inscritos negros).

Inscrições

Para se inscrever no processo seletivo Ministério da Economia, basta acessar o site do Cebraspe entre os dias 21 de agosto a 2 de setembro de 2020 (prazo previsto).

Todos os candidatos deverão pagar uma taxa no valor único de R$ 60,00. Entretanto, as isenções poderão ser solicitadas por aqueles que estiverem inscritos no CadÚnico ou forem doadores de medula óssea. Mais informações devem ser diretamente acessadas no edital de abertura.

Etapas de avaliação

Fases

*Provas objetivas de caráter classificatório e eliminatório;
*Provas de títulos aos que forem aprovados nas provas objetivas (caráter apenas classificatório e valor máximo de 10 pontos). É necessário ficar atento ao edital de abertura para não perder os prazos e procedimentos específicos.

Provas objetivas

A primeira etapa do processo seletivo consistirá em provas objetivas. Elas provavelmente devem ser aplicadas no dia 11 de outubro de 2020, com duração máxima de 3h30.

Área de conhecimento

(P1)      Conhecimentos Gerais  50
(P2)      Conhecimentos Específicos 70

As provas objetivas serão realizadas em Brasília/DF, Belém/PA, Florianópolis/SC, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Somente devem ser classificados aqueles que alcançarem pelo menos:

*10 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais (P1);
*21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos (P2);
*36 pontos no conjunto das provas objetivas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *