Manual do inquilino: aprenda a alugar um imóvel em Manaus sem dor de cabeça

Confira cinco dicas essenciais para alugar o imóvel ideal de maneira segura e assertiva.

Sem dúvidas, o processo de alugar um imóvel não é tão simples quanto parece. Afinal, para garantir um negócio a prova de erros, é preciso analisar todos os detalhes e fazer inúmeras considerações antes de arrumar as malas rumo ao seu novo lar.

Além disso, qualquer desatenção, por menor que seja, pode provocar frustrações no futuro.
Por isso, para simplificar a sua escolha, criamos o manual do inquilino, com cinco dicas práticas para você fechar um contrato com segurança. Confira a seguir.

1. Planeje!

Por mais desgastante que essa etapa possa ser, fazer um planejamento financeiro prévio é fundamental para que o aluguel de um imóvel não traga prejuízos ou despesas excessivas.
Por isso, nesse momento, além de analisar o preço mensal do aluguel, é preciso levar em conta o valor da imobiliária e outras taxas como condomínio e despesas pessoais.
Faça uma profunda análise do seu orçamento para descobrir quanto você poderá investir no aluguel. O mais adequado é que o valor não ultrapasse 30% da sua renda familiar. Assim, é mais fácil garantir tranquilidade para arcar com possíveis gastos emergenciais.

2. Não se esqueça das demais despesas

Quando for alugar casa em Manaus ou apartamento, é preciso considerar não só o valor do aluguel da propriedade, mas também outros gastos como condomínio, IPTU, contas mensais de água, luz, gás, etc.
Além disso, é necessário incluir no seu orçamento as taxas de FCI (Fundo de Conservação do Imóvel), bem como outros eventuais reparos e manutenções que poderão ocorrer.
Ou seja, para não ser pego de surpresa, pense em todos os cenários possíveis e garanta uma reserva para solucionar rapidamente os contratempos.

3. Exija um contrato

Não importa se o seu negócio será intermediado por uma imobiliária ou será feito diretamente com o proprietário, o fato é que a presença de um contrato é imprescindível. Esse documento, além de garantir e preservar os seus direitos, ainda apresenta todos os seus encargos e responsabilidades como inquilino.
Portanto, exija um contrato, leia todas as cláusulas e confirme se os valores e as taxas estão listados de forma clara.
Por fim, observe se as penalidades e multas não são abusivas. Se preferir, contrate um advogado e solicite ao profissional uma análise completa do documento.

4. Considere todas as suas necessidades

Antes de escolher um imóvel, é preciso colocar todas as suas necessidades e prioridades no papel. Você vai morar sozinho (a)? Está em busca de um apartamento para alugar em Manaus com a família? Pretende ter filhos? Tem animais de estimação?
E as suas preferências, quais são? Suítes? Vagas de garagem? Área de lazer? Lavanderia?
Em relação à localização, você prioriza bairros mais calmos e afastados ou regiões movimentadas e de fácil acesso?
Esses e diversos outros fatores devem ser considerados antes de iniciar a pesquisa dos imóveis.
Dessa forma, fica mais fácil definir e filtrar os imóveis de acordo com a metragem ideal, número de quartos e tamanho dos cômodos.

5. Não se esqueça de fazer uma vistoria

Depois de finalizar a sua pesquisa de imóveis para alugar em Manaus e escolher o espaço que tem tudo a ver com você, é hora de realizar uma vistoria.
Essa etapa fundamental determina a devolução da propriedade nas mesmas condições em que foi recebida.
O processo garante maior segurança para ambas as partes, afinal, você não será responsabilizado (a) por danos já existentes como maçanetas desgastadas, paredes danificadas, etc.
Contudo, a vistoria exige disponibilidade de tempo e paciência, por isso, reserve um período inteiro para analisar a estrutura e anotar todos os defeitos apresentados pela propriedade. Além disso, procure fotografar os pontos para que você não se esqueça de nenhum deles. Logo depois, anexe as imagens ao contrato de aluguel.
Caso queira otimizar o seu tempo, é possível contratar empresas especializadas em vistorias. Normalmente, as imobiliárias disponibilizam esse serviço mediante ao pagamento de pequenos valores.

Enfim, gostou das dicas do manual do inquilino? Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais, com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que estão em busca de um imóvel para alugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *