Exército oferece 98 vagas para oficiais no IME

O Exército Brasileiro oferece 70 vagas para candidatos que desejam seguir a carreira militar no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares e 28 vagas ao Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de engenheiros militares de 2020/2021.

O Curso

A duração do curso é de cinco anos e será realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover currículos estruturados à graduação em Engenharia Militar e à formação do oficial.

Logo no primeiro ano de curso, ao ingressar o candidato recebe a codificação de militar aluno do curso do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME (CFOR/IME), bem como o fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo inicial de R$ 1.334,00, além de poder receber promoções.

Assim, ao término do primeiro ano o aluno será declarado aspirante-a-oficial da Reserva do Quadro de Material Bélico. Posteriormente, nos quatros anos restantes, na situação de civil, haverá o decorrer do curso de graduação.

Inscrições, taxas e requisitos

As candidaturas devem ser realizadas até o dia 18 de agosto, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia. Há as taxas de participação é de R$ 100.

Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos específicos da área de atuação, tais como:

Ser brasileiro;

 

Ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;

 

Ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino médio ou equivalente;

 

Ter a idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 21 ou 22 anos, ambos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME);

 

Possui a altura mínima de 1,60m aos candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima é de 1,55m

Etapas

Como método de selecionar os candidatos, em primeiro momento, será aplicado a prova objetiva, na provável data do dia 11 de outubro de 2020, com questões matemática, física e química. Porém, haverá ainda fases com provas em dias específicos, exclusivamente, destes conteúdos citados e de português, redação e inglês. Ademais, os candidatos inscritos também serão avaliados pelas seguintes etapas:

Inspeção de Saúde (IS);

 

Exame de Aptidão Física (EAF);

 

Avaliação Psicológica (Avl Psc);

 

Procedimento de Heteroidentificação (PH).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *