Prefeitura abre edital de cursos voltados às mulheres

A Prefeitura de Manaus está com um novo edital aberto de chamamento público para análise e seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham experiência na execução de cursos profissionalizantes direcionados ao público feminino. A publicação está na edição nº 4.730, do Diário Oficial do Município (DOM).

“Precisamos cada vez mais viabilizar caminhos e oportunidades para a inclusão social e profissional de nossas mulheres manauaras. Seguindo as diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto, nossa intenção é aumentar a empregabilidade e o acesso ao mercado de trabalho, dessa forma oportunizando independência financeira”, disse o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marco Pessoa.

O edital constitui o projeto “Resgatando Marias”, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e pretende disponibilizar cursos e oficinas para 402 mulheres em situação de vulnerabilidade social ou violência doméstica, acrescido de oficinas de recreação e lazer para 144 filhos das mulheres envolvidas na capacitação.

Emendas

O projeto, fruto de emendas parlamentares destinadas pelos vereadores Marcelo Serafim, Isaac Tayah, Glória Carratte, Elias Emanuel, Professora Therezinha Ruiz, Bessa, Rosivaldo Cordovil, Professor Samuel, Marcel Alexandre, Professora Jacqueline Pinheiro, Gilmar Nascimento, Carlos Portta, Joelson Silva, Hiram Nicolau, Plínio Valério e Doutor Ewerton Wanderely, será executado em regime de mútua cooperação, por meio da celebração de Termo de Colaboração.

“A Câmara Municipal de Manaus tem sido muito parceira no trabalho, que consiste em dar assistência às mulheres vítimas de violência, por meio de capacitação profissional oferecida pela Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos. É importante salientar que em 2020 a prefeitura iniciará o ano capacitando mais de 400 mulheres, numa grande parceria que foi construída com a Câmara Municipal, por meio das emendas dos vereadores e juntamente com o Fundo Manaus Solidária e a Semtepi”, pontuou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

Seleção

Por meio de sua Comissão de Seleção, a Semtepi selecionará OSCs para a execução de ações que proporcionem cursos de qualificação profissional para mulheres, para os lotes de embelezamento, gastronomia, economia criativa e recreação e lazer.

Os interessados têm até o dia 30 de dezembro para apresentar propostas na sede da secretaria. Para baixar o edital, o link para download está disponível no site da Semtepi: (https://semtepi.manaus.am.gov.br/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *