Brasileiros se manifestam contra decisão do STF

No sábado (9), milhares de pessoas foram às ruas nas capitais e cidades por todo o Brasil, num manifesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, para início do cumprimento de suas penas.

As manifestações também condenaram a libertação do ex-presidente Lula, em decorrência da decisão do STF, após 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, nesta sexta (8).

Em São Paulo (SP), o ato se concentrou em dois pontos da Avenida Paulista, com um grupo maior diante do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outro em frente ao Masp. Também houve protestos em cidades do interior paulista, a exemplo de Campinas, Americana, São Carlos, entre outros municípios.

No Rio de Janeiro (RJ), o ato ocorreu na orla da Praia de São Conrado, Zona Sul do Rio, com a maioria dos participantes trajando roupas nas cores verde e amarela e empunhando bandeiras do Brasil. Os manifestantes cobravam a aprovação da PEC que tenta reverter a decisão da Corte, incluindo a previsão da prisão em 2ª Instância na Constituição Federal. Morador da região do protesto, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), também foi alvo da manifestação.

Outros grandes protestos ocorreram em Porto Alegre (RS), e em Fortaleza (CE). E ainda houve atos nas capitais estados: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Florianópolis (SC), e em Brasília. (Giário do Poder)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *