Aniversário de Manaus terá boi-bumbá, corrida e inauguração de Museu

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e todo o secretariado envolvido na operacionalização do aniversário da cidade reuniram a imprensa nesta quarta-feira, 17/10, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, para detalhar a programação das atividades de comemoração dos 349 anos de Manaus. Os eventos começam nesta quinta-feira, 18, com o “Esquenta do Boi Manaus” e serão encerrados no dia 24, com a realização da 9ª Corrida Internacional Cidade de Manaus.

“A corrida vai nos levar, oficialmente, para a São Silvestre. O esquenta e o Boi Manaus vão animar, e muito, essa semana que é uma semana da cidade, de todos nós”, afirmou o prefeito Arthur Neto, destacando a abertura ao público do Museu da Cidade de Manaus, no dia 24/10. “O Museu é uma novidade extraordinária para o turismo e para a nossa cultura, para, sobretudo as crianças, tomarem mais consciência do que é a nossa história”, completou.

O Boi Manaus, que já se tornou tradição nas comemorações do aniversário da cidade, traz uma grande programação no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, com quatro dias de festa, totalizando 24 horas de show no palco do anfiteatro e na avenida Coronel Teixeira, ao longo do calçadão. Pelo quarto ano consecutivo, o local servirá de palco para a comemoração em ritmo de boi-bumbá.

“É importante destacar que a praia da Ponta Negra estará aberta até às 13h, que teremos transporte reforçado, estacionamentos e intervenção no trânsito, tudo para garantir o acesso, a segurança e a comemoração”, disse o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

A festa começa na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19/10, a partir das 19h, com o esquenta e a apresentação dos artistas que concorrem às três vagas na programação do Boi Manaus 2018. O palco do anfiteatro irá receber a disputa que será avaliada por um corpo de jurados. Nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 16h, é a vez dos mais de 30 artistas se revezarem nos trios elétricos, às margens do calçadão da Ponta Negra, em mais de 16 horas de festa, que terá a participação, ainda, de itens como Marujada, Batucada, torcidas e os grupos de dança dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Dois artistas se apresentarão em cada trio, fazendo um percurso de 700 metros, com duração de 50 minutos. Dois dos novos integrantes serão responsáveis por abrir a festa no dia 20, o terceiro selecionado se apresentará no dia 21. E na virada de sábado para domingo, à 0h, os bumbás de Manaus – Garanhão, Corre Campo e Boi Brilhante – realizarão um espetáculo único, simbolizando o grande encontro dos bois, no palco do anfiteatro, encerrando a noite de apresentações.

Seleção

Com a proposta de renovar o elenco dos artistas que se apresentam no Boi Manaus, a Manauscult em comum acordo com a Comissão dos Artistas do Boi Manaus, abriu o processo de seleção para três novos cantores. Para participar do processo, os cantores interessados deveriam apresentar um portfólio comprovando sua atuação na cena do boi-bumbá até o dia 8.

Dos 11 cantores de boi-bumbá que se inscreveram no processo, cinco foram habilitados e se apresentarão no Esquenta do Boi Manaus. Pela análise, foram classificados para a próxima etapa: Márcia Novo (52 pontos), Edmundo Oran (39 pontos), Paulinho Viana (32 pontos), Neto Ribeiro (28 pontos) e Jardell Bentes (12 pontos). Os demais foram desclassificados por não comprovarem o tempo de atuação no boi-bumbá.

Os artistas selecionados, a partir da pontuação obtida, mediante portfólio, terão, individualmente, 20 minutos para se apresentarem e serem avaliados por um júri composto por quatro membros. Esse júri selecionará os três novos cantores que se apresentarão nos trios do Boi Manaus.

Trânsito

Para garantir o acesso seguro de condutores e pedestres ao Boi Manaus 2018, no Complexo Turístico Ponta Negra, o trânsito será alterado nos dias 20 e 21/10, sábado e domingo. Para o esquenta, nos dias 18 e 19, quinta e sexta-feira, não haverá interdições na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste.

Cinquenta agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vão monitorar a área da Ponta Negra e vias de acesso. Nos dois dias de festa, serão realizadas as seguintes ações:

A partir das 6h da manhã

– Interdição da avenida Cel. Teixeira, sentido Ponta Negra/Centro, a partir da rotatória do Tropical Hotel até a avenida do Turismo;

– Os veículos no sentido Ponta Negra/Centro ingressarão na rotatória do Chafariz (Tropical Hotel), acessando à direita no contra fluxo;

– O fluxo de veículos no sentido Centro/Ponta Negra será desviado para a avenida Alaska.

A partir das 12h

– Proibição de estacionamento nos dois lados da av. do Turismo, no trecho entre a av. Cel. Teixeira e a ponte.

A partir das 17h/Circulação

– A alameda Alaska terá sentido único de circulação – Centro/Ponta Negra, retornando na alameda Líbia até a av. Cel. Teixeira;

– Acesso à Ponta Negra poderá ser interrompido, conforme a necessidade, diante do fluxo no local. Caso ocorra a interdição, os veículos que trafegam na avenida Cel. Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra, serão desviados à direita na rotatória, em direção à avenida do Turismo. Somente terão acesso os moradores e hóspedes do Tropical Hotel.

Estacionamento

A oferta de estacionamento para veículos será feita no prolongamento da avenida do Turismo, nos seguintes trechos: sentido bairro/Centro, após a ponte; e Centro/bairro, antes da ponte.

Além disso, será ofertado estacionamento na alameda Thales Loureiro (Condomínio Alphaville), para aproximadamente 980 veículos. Não haverá permissão para estacionamento na avenida Cel. Teixeira e na alameda Alaska.

O estacionamento de veículos também estará proibido nos trechos da av. Cel. Teixeira, nos dois sentidos, entre a av. do Turismo e a avenida Líbia; av. Cel. Teixeira, em frente e oposto as barracas de côco; alameda Alaska, toda a extensão do lado direito; e alameda Líbia, lado direito e esquerdo, trecho entre a alameda Alaska e av. Cel. Teixeira.

Praia

A praia da Ponta Negra será fechada para o banho de visitantes e turistas nos dias 20 e 21/10, sábado e domingo. A praia será reaberta para o funcionamento normal na segunda, dia 22. Os permissionários que trabalham na faixa de areia serão deslocados para a área do calçadão durante o evento. O acesso à área de praia também estará impedido, em operação que reúne vários órgãos do município.

Equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e segurança privada, realizarão a operação de fechamento, para que ninguém fique na área de bloqueio.

O Corpo Integrado de Segurança Pública proíbe a entrada, no espaço, de materiais cortantes e/ou perfuro-cortantes, bem como perfuro-contundentes, como armas de fogo, brancas ou de arremesso, além de garrafas, pratos, copos de vidro ou alumínio, latas, fogos de artifício, animais, embalagens de spray, substâncias inflamáveis, hastes de bandeiras, guarda-chuvas, dardos, martelos, seringas, extintores, capacetes ou quaisquer objetos que ameacem a integridade física dos presentes.