Empresa descobre vírus que rouba dados de clientes

Um vírus capaz de roubar credenciais bancárias foi instalado em aplicativos presentes na Google Play Store , a loja oficial do Android . A descoberta foi feita pela empresa de segurança Check Point, que emitiu um alerta.

Batizado de Clast82, o código invasor não é, por si só, perigoso. Na verdade, ele age como um vetor, entregando diversos outros software que são maliciosos.

O Clast82 espalha nos celulares de quem tem os aplicativos que o possuem o chamado AlienBot Banker. Esse programa é usado para invadir contas de bancos através do celular, conseguindo inclusive ultrapassar proteções de segurança bastante rígidas.

“O cibercriminoso por trás do Clast82 conseguiu contornar as proteções da Google Play usando uma metodologia criativa. Com uma simples manipulação de recursos de terceiros facilmente acessíveis, como uma conta GitHub ou uma conta FireBase, ele aproveitou os recursos para desviar-se das proteções da Google Play Store”, explica Aviran Hazum, diretor de pesquisa de ameaças móveis da Check Point.

Depois que descobriu o vírus , a Check Point avisou o Google , que removeu os aplicativos invasores da Play Store . Apesar disso, o recomendado para quem já tinha um desses apps é a exclusão. São eles: Cake VPN, Pacific VPN, eVPN, BeatPlayer (em duas versões), QR/Barcode Scanner MAX, eVPN, Music Player, tooltipnatorlibrary e QRecorder.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *