O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) quer presidir a Câmara dos Deputados, mas age como “marinheiro de primeira viagem”. Desesperado com a perda de votos, Baleia cometeu um erro fatal: pediu aos governadores para pressionar deputados federais a votar nele para o cargo.
Baleia apostou em “coordenação” dos governadores, com deputados obedientes. Ele agiu como novato, mas isso revoltou os parlamentares.
A candidatura de Baleia Rossi deteriorou ao ponto de surgirem projeções de oposicionistas indicando 330 votos para Arthur Lira no dia 1º de fevereiro.
O chefe e cabo eleitoral Rodrigo Maia virou um problema para Baleia Ross. Maia assumiu uma postura nos bastidores como se fosse “o dono da Câmara”. O chefe de Baleia, em final de mandato tem afastado eventuais eleitores de seu pupilo. Ninguém aceita mais a arrogância de Rodrigo Maia e querem eleger um presidente para a Casa Legislativa mais alinhado com o Palácio do Planalto.
O ódio pessoal de Rodrigo Maia em relação ao presidente Bolsonaro fez com que Baleia Rossi perdesse dezenas de votos. PT, PSOL, PCdoB e agregados nanicos apoiam Baleia porque este prometeu que colocará em pauta, se eleito, os pedidos de impeachment de Bolso naro.