República da Irlanda regressa ao isolamento total

A República da Irlanda regressou ao confinamento total nesta quinta-feira (31), e por um período de pelo menos um mês, devido ao aumento exponencial de infeções por covid-19, informou o primeiro-mininstro Micheál Martin.

Os irlandeses “devem ficar em casa”, só saindo para irem trabalhar, irem à escola ou por “outras razões essenciais”.

Micheál Martin classificou a situação como “extremamente grave”.

A Irlanda estava em confinamento parcial desde a semana passada, com cabeleireiros, restaurantes e bares encerrados.

Perante o aumento de 61% dos contágios numa semana, o Governo irlandês decidiu proibir o funcionamento ade lojas de comércio não essencial e os pavilhões desportivos.

As escolas mantêm-se abertas, mas o novo trimestre escolar começará em 11 de janeiro, três dias mais tarde do que a data prevista.

“Faremos o que for preciso para travar o vírus”, afirmou o primeiro-ministro, assinalando o “crescimento exponencial” das infeções por covid-19, causadas por um novo coronavírus, e “o aumento acentuado do número de hospitalizações”.

Suspensão de voos

A suspensão das ligações aéreas da Irlanda com o Reino Unido, onde foi detetada uma nova cepa do coronavírus da Covid-19, será prolongada até 6 de janeiro.

A Irlanda, que tem cerca de cinco milhões de habitantes, totaliza mais de 90 mil casos de infeção, dos quais 2226 mortes.

A pandemia da covid-19 provocou pelo menos 1.791.033 mortos resultantes de mais de 81,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Nota da Redação:

Todas a vezes que é publicada uma matéria sobre a Irlanda, alguns leitores criticam, afirmando que o país integra o Reino Unido. Cansados de responder individualmente, o diretor do Portal Roteiro de Notícias, professor de Física e jornalista, Rosalvo Reis, resolveu explicar a questão:

“Para responder essa pergunta, primeiro é importante deixar claro que a ilha irlandesa está dividida em dois países: A República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Enquanto a República da Irlanda, cuja capital é Dublin, é independente desde 1921, a Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast, integra o Reino Unido e pertence à Inglaterra. Na Irlanda do Norte, podem-se ver bandeiras tanto do Reino Unido quanto da Irlanda do Norte e a moeda utilizada é a Libra Esterlina (British Pound) e não o Euro, utilizado na República da Irlanda”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *