Novo oceano está surgindo e dividindo a África

Entre cinco e dez milhões de anos a África se dividirá em dois continentes por causa do afastamento das suas placas tectônicas e isso vai gerar um novo oceano.

Na região de Afar, na Etiópia, as placas tectônicas da Somália, Núbia e Arábia tem se afastado gradualmente, de acordo com reportagem da NBC News, formando lentamente uma enorme fenda que se transformará em um novo oceano.

Singular oportunidade

Faz tempo que os cientistas desconfiam que as placas estejam em processo de separação, mas avanços na tecnologia de GPS tem colaborado para compreendermos especificamente o que tem acontecido por baixo da superfície.

Este novo oceano na África será uma oportunidade única para o entendimento de como se dá a ruptura tectônica, reporta a NBC. Apesar de sabermos que as placas tectônicas estão constantemente se movimentando não sabemos exatamente quais forças empurram as três em direções opostas.

Devagar e sempre

Uma das possíveis explicações é que gigantescas rochas superquentes borbulham sob o manto no ponto exato em que as placas se tocam. Mas é uma hipótese que não pode ser confirmada.

Com a monitoração por GPS será possível observar a taxa de movimento de cerca de cinco milímetros por ano, afirma Ken Macdonald, o geofísico marinho da Universidade de Santa Barbara a NBC. “À medida que obtemos mais e mais medidas de GPS, podemos uma idéia muito melhor do que está acontecendo”.

*Fonte: Hypescience

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *