NASA encontra ‘irmão gêmeo’ da Terra

O planeta Terra por ter um irmão gêmeo. Chamado de Kepler-1649c, o exoplaneta está localizado a 300 anos-luz da Terra. Entre os exoplanetas encontrados, de acordo com a NASA – National Aeronautics and Space Administration -, esse é o mais semelhante a Terra em tamanho e temperatura estimada.

O “irmão da Terra” foi localizado pelo telescópio espacial Kepler, que foi desativado em 2018 e está sem combustível. Mas, os dados coletados por ele continuam sendo fonte de novas descobertas.

Observação

O ‘Kepler-1649c’ está na zona habitável da sua estrela, onde é possível existir água em estado líquido. O planeta havia sido identificado erroneamente pelo algorítimo de um computador. Mas durante a revisão dos dados do telescópio, uma equipe internacional de pesquisadores encontrou o exoplaneta.

Levemente maior do que a Terra (1,06 vezes), o exoplaneta recebe 75% do total de luz que recebemos do Sol. Isso possibilita que a temperatura seja semelhante a do nosso planeta.

Semelhante, não igual

Mesmo que pareça promissor, o Kepler-1649c não será, necessariamente, uma segunda Terra. Isso porque ele orbita uma anã vermelha. Estas estrelas são conhecidas por explosões estelares que podem tornar o ambiente de planetas impróprios para a presença de vida.

A Nasa informou que a atmosfera do exoplaneta não é conhecida e ela pode afetar a temperatura. Também a margem de erro dos cálculos de tamanho é grande, assim como outros valores em astronomia quando são estudados objetos tão distantes.

Embora os cientistas ainda não saibam se há “outra Terra” entre os planetas encontrados pelo Kepler, essa última descoberta alimenta o sonho de um dia encontrar vida além do Sistema Solar. Como anãs vermelhas são comuns na galáxia, planetas como esse podem ser mais frequentes do que se imaginava.

Existem outros planetas considerados semelhantes à Terra em tamanho ou temperatura. Mas, até agora, não havia sido identificado nenhum considerado próximo tanto em tamanho quanto em temperatura, que esteja em zona habitável do seu sistema. Essa zona é onde não é muito quente ou frio, para que a vida como conhecemos possa existir.

Como a estrela hospedeira de Kepler-1649c é menor e menos brilhante, ele está mais próximo e um ano equivale ao tempo de 19,5 dias na Terra. O sistema conta com outro planeta com aproximadamente o mesmo tamanho, mas ele está a cerca da metade da distância entre Kepler-1649c e a estrela que orbitam.

Também foi identificada relação estável entre as orbitas dos planetas, isso indica que o sistema é estável e provavelmente sobreviverá por longo período. Enquanto o planeta mais externo completa quatro voltas em torno da estrela hospedeira, o mais próximo dela orbita aproximadamente nove vezes.

Essa relação é incomum, por isso os cientistas pensam que possa indicar a existência de mais um planeta entre eles. Mas não foram encontradas evidências desse possível terceiro planeta. Ele pode ter ficado oculto do Kepler por causa da sua órbita ou por ser muito pequeno. (NASA)