Urano tem fedor igual a flatulência humana

INGLATERRA – Um novo estudo acabou de comprovar que Urano está cercado por uma nuvem nociva de “pum”. Isso mesmo: esse gigante de gelo é dominado pelo cheiro de amônia e sulfeto de hidrogênio, como os cientistas já imaginavam há um ano, mas ainda não tinham comprovado. O sulfeto de hidrogênio dá a ovos podres seu mau cheiro, mas também está associado ao odor das flatulências humanas.

Luas escuras

Os autores do novo estudo examinaram a luz solar refletida em Urano, capturada pelo telescópio Gemini North, de 8 metros, que fica no Havaí. Os cientistas determinaram que tipos de moléculas estavam dentro da atmosfera examinando a luz refletida no infravermelho. Compostos diferentes absorvem e liberam diferentes comprimentos de onda, criando uma assinatura distinta e identificável.

O grupo diz que eles mal conseguiram detectar as assinaturas que procuravam: foi preciso um telescópio tão sensível quanto o Gemini e as condições claras e perfeitas do lugar onde ele se encontra, na montanha Mauna Kea, no Havaí. Mesmo que ninguém nunca tenha sentido o cheiro de Urano, os cientistas agora podem dizer com certeza quais moléculas o compõem.

Mistérios de Urano

“Agora, graças aos melhores dados da linha de absorção de sulfeto de hidrogênio e aos maravilhosos espectros do Gemini, temos a impressão digital do culpado”, brinca o autor do estudo Patrick Irwin, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *