Prefeitura limpa igarapés de três bairros

O serviço de limpeza de igarapés da Prefeitura de Manaus atende, nesta quarta-feira, 17/1, três pontos nas zonas Sul, Centro-Oeste e Leste da cidade. Mais de 100 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) dividem-se para cumprir o roteiro.

O Prosamim da Alvorada (zona Centro-Oeste) concentra a maior parte dos trabalhadores. “A preocupação com os igarapés e os entornos dessas áreas é constante. Trabalhamos nos canais, orlas, foz e igarapés todos os dias. Há um direcionamento do prefeito Arthur Virgílio Neto para que esses locais estejam sempre no radar da limpeza pública”, destaca o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

Além de retirar os resíduos de dentro do leito do rio, a ação da Semulsp envolve capinação das encostas e jardinagem das áreas em comum que existirem nos arredores. No Prosamim da Alvorada, as equipes devem cobrir mais de 1 quilômetro de extensão na limpeza do canal.

O comerciante Osmar Brito, morador da Avenida Prosamim, possui uma oficina mecânica de frente para um trecho do igarapé, comemora a limpeza no local, mas garante que não há lixo nas águas. “Aqui não deixamos ninguém jogar lixo no leito do rio. Reúno alguns dos meus vizinhos e plantamos mudas de flores e árvores e cuidamos sempre. Acho ótima a capinação, pois ajuda a manter o local bem cuidado, mas a responsabilidade da população existe e não deixamos de cumprir o nosso papel”, disse.

José Cláudio, outro morador do local, exaltou o trabalho de limpeza e disse que serve também para estimular os outros a cuidar do local. “Nós vemos a limpeza passar e os vizinhos se revezando nos cuidados com esse canal e isso ajuda a envolver outros cidadãos. Queremos servir de exemplo para os outros moradores”, complementou.

Outros pontos atendidos nesta quarta-feira são o igarapé da Alameda Cosme Ferreira (Cororado, zona Leste); praia da Manaus Moderna (zona Sul) e Ponta Branca (Educandos, zona Sul).

Balanço

Em 2017, a limpeza de igarapés retirou 8.096 toneladas de lixo de uma extensão maior que 374,7 km de rios, em 1.530 ações de limpeza de igarapés. Por dia, 21,6 toneladas de lixo estão sendo retiradas dos rios da cidade pelas equipes da Semulsp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *