Nesta segunda, ocorre eclipse lunal penumbral

Nesta segunda-feira (30/11), acontecerá um eclipse lunar penumbral. Isso significa que a Lua perderá parte de seu brilho ao passar pela parte externa da sombra do planeta Terra, que é projetada pelo Sol.

É importante não confundir esse tipo de eclipse lunar com o total e o parcial. Em um eclipse lunar total, a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua, obstruindo a luz do Sol; já em um eclipse parcial, a Lua passa por parte da sombra escura da Terra, conhecida como umbra.

                                                                                                                                                      Imagem: NASA/Petr Horálek

Como observar o eclipse lunar penumbral

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o fenômeno poderá ser acompanhado nas Américas, na Ásia, na Austrália e no oceano Pacífico. Porém, fatores climáticos como céu nublado podem interferir e dificultar essa tarefa. No Brasil, quem quiser tentar observar o evento precisará acordar cedo, pois ele começa às 3h32 (horário de Manaus).

Como a NASA alertou que talvez o eclipse lunar penumbral não seja perceptível sem instrumentação, uma dica é recorrer a apps como Star ChartGoogle Sky Map e Stellarium, visto que eles ajudam a encontrar os objetos no céu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *