A percepção da ilusão

Divagando sobre o tempo, imaginei fornecer energia a um nêutron e, a partir daí, montar um binário (0 – 1) para identificar se existe acesso às informações do futuro. Adotamos …

Leia mais

A estratégia de Bolsonaro

Para entender os movimentos do presidente Jair Bolsonaro é preciso refletir a teoria da “estratégia militar dissonante” de Piero Leirner, professor de antropologia da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Leia mais

Professores revolucionários

A questão salarial dos professores sempre é colocada em pauta quando chega o período da data base. No Brasil, os professores recebem salários menores que a maioria das categorias. É …

Leia mais

A vida em game

O maior cientista do século XX, Albert Einsteinm costumava dizer que a imaginação é muito importante para o entendimento do universo em que estamos inseridos.

Leia mais

O mundo quântico que nos cerca

A ciência, principalmente a Física, não é democrática. A percepção da atuação da gravidade ou o funcionamento de aparelhos eletrônicos não dependem da quantidade de pessoas que acreditam nisso”.

Leia mais

Os ismos da ignorância

Há 34 anos me perguntaram qual era minha maior angústia. Não consegui responder. Mas, hoje, chego a conclusão que minha maior frustração está relacionada com a falta de conhecimento.

Leia mais