Manaus e mais quatro municípios sofrem atentados

Manaus (AM) – A morte do traficante e conselheiro do Comando Vermelho, conhecido como “Dadinho”, na noite de sábado (5), durante uma ação da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus, gerou uma onda   incêndios conta coletivos  e viaturas policiais neste domingo (6).

A ordem para que ocorressem os atentados partiu de dentro dos presídios. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Louismar Bonates.

Homens encapuzados e fortemente armados estão interceptando veículos e incendiando-os, o que configura como atos  terroristas.

Na manhã deste domingo foi instalado o Comitê de Crise no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Uma reunião foi realizada para definir as medidas estratégicas para evitar as investidas criminosas.

“Estamos reunidos tanto com a Polícia Militar quanto a Polícia Civil, para tomar todas as providências para dar garantia ao cidadão de bem no seu direito de ir e vir e acabar com esses atentados que estão acontecendo na nossa cidade”, afirmou Bonates.

Um áudio e mensagem compartilhados nas redes sociais, supostamente feito por um membro da facção criminosa Comando Vermelho, afirmam que atos que atos de vandalismo seriam realizados como vingança à morte do traficante.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, também houve ataques em outras duas cidades do interior – Parintins e Careiro Castanho.  Iranduba e Manacapuru também registraram atentados.

Incêndios

Ao todo, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos.

Ocorrências

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do disque-emergência 193, registrou, entre a noite deste sábado (5) e a madrugada de hoje (6), 17 ocorrências de incêndio em Manaus. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.

Os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, dentre eles Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.

Ônibus recolhidos

Em nota, o Sinetram – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas – informou que recolheu toda a frota como forma de proteger o patrimônio das empresas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *