IBGE suspende as provas para recenseadores e agentes censitários

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que vão trabalhar no Censo Demográfico de 2021. De acordo com o instituto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital (18 e 25 de abril).

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte dos recursos previstos no Orçamento da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano. Na última semana, o Congresso reduziu o valor previsto para a pesquisa, de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões.

O órgão diz, no entanto, que o processo seletivo para recenseadores e agentes censitários pode ser retomado, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

O concurso para trabalhadores do Censo 2021 oferece cerca de 17.000 vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores.

O IBGE tem afirmado que a redução orçamentária pode inviabilizar a realização da pesquisa. Em nota divulgada na semana passada, a entidade disse que conta com o apoio da Comissão Mista de Orçamento para que o cenário seja revertido. (ABr)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *