Petrobras chega a subir 10% e puxa Ibovespa; dólar opera em queda

Após a histeria no mercado financeiro,  pedido de explicação ao presidente Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, queda de 21% provocado pela intensa especulação e críticas da esquerdas e de jornalistas alinhados a partidos de oposição, as ações da Petrobras registraram alta de 10%  já na abertura da bolsa de valores de São Paulo.

Quem especulou para comprar ações na “baixa”, agora lucra vendendo os papéis na alta.

O primeiro sinal foi emitido pelo chamado pré-mercado da bolsa de Nova York, onde os papéis da empresa também são negociados.

Por volta das 7h50, os ADRs da Petrobras (recibos das ações da petroleira negociados na Bolsa de Nova York) subiam 4,03%, a US$ 8,26, indicando um dia de recuperação dos papéis da estatal, ainda que leve.

No final da tarde, a Petrobras “puxou” o Ibovespa e o dólar operava em queda.

Motivo da histeria

A demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras causou rebuliço no chamado mercado brasileiro, até porque afastou do comando da estatal um dos seus representantes.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu não renovar o mandato de Castello Branco, que se encerra em março, indicando para seu lugar o general Joaquim Silva e Luna, atual presidente de Itaipu Binacional.

Bolsonaro comemora

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta terça-feira (23) a troca de comando na Petrobras e disse que houve acusações infundadas de interferência na companhia. Em evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro também comemorou a recuperação das ações da estatal na Bolsa de Valores brasileira.  

“Eu queria cumprimentar a todos aqueles que não se deixaram levar pelas falácias da mídia. Cumprimentar que a Petrobras já recuperou 10% no dia de hoje. As acusações, como sempre infundadas, duraram poucas horas. É natural, quando se tem um contrato ou se tem um prazo para acabar um mandato, ela seja reconduzido ou outro seja colocado em seu lugar. Saiu um bom gestor e está entrando um outro excelente gestor, no caso Silva e Luna”, afirmou durante cerimônia de apresentação da Agenda Prefeito + Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *