Manaus (AM) – A partir de segunda-feira (25), a restrição de circulação de pessoas passa para 24h, anunciou em live neste sábado (23), o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Os residentes em Manaus poderão se deslocar apenas para ir ao supermercado, farmácia e hospital.
O governador anunciou que os supermercados estão abertos de 6h às 19h, limitado a produtos de alimentação, bebidas, limpeza, higiene pessoal. Já as farmácias estão abertas durante vinte e quatro horas.
“Isso não significa impedir o direito de ir e vir. O cidadão pode, sim, sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade. Ele pode sair ir ao supermercado, pode sair pra ir à farmácia, no caso de urgência, de emergência. Não há o menor problema com relação a isso, mas ele só pode sair se houver essas condições. E só pode sair, por exemplo, pra ir aos locais essenciais só uma pessoa por família”, disse Wilson Lima.
A partir de segunda-feira, também estarão abertos os serviços de saúde, como clínicas e serviço de urgência e emergência, clínicas veterinárias, atendimento a domicílio e atendimento de saúde mental.
Já as feiras, funcionarão em horário reduzido de 4h às 8h. Os restaurantes, padarias, bares que tem o CNAI de restaurante, funcionarão apenas no sistema de delivery. O horário de funcionamento será de 6h até as 22h.
Obras e serviços de engenharia apenas para a área de saúde estarão permitidos. Produção e transporte de cargas, somente de produtos essenciais a vida, como alimentos, medicamentos e insumos. Será permitido o transporte dos trabalhadores daquelas atividades que estão permitidas.
Com relação a indústria, o novo decreto permite o funcionamento de 12h, com exceção de empresas voltadas para o atendimento ao setor de alimentação, farmácia e de itens para os hospitais.