Instituto prevê vitória de Trump por 49,7% a 45,4%

O Trafalgar Group previu a vitória de Trump em 2016 e dos democratas em 2018 pela maioria na Câmara

Na manhã desta terça-feira (3), o instituto independente de pesquisas Trafalgar Group divulgou que o republicano Donald Trump, com 49,7% votos, contra 45,4% do democrata Joe Biden, deve se reeleger presidente dos Estados Unidos.

O Trafalgar foi o único instituto de pesquisas independente que previu a vitória de Trump em 2016, e também acertou o resultado das eleições de 2018, quando os democratas recuperaram a maioria na Câmara dos Deputados, e a vitória do governador republicano Ron de Santis na Flórida no ano passado, entre outras.

Os resultados do levantamento do Trafalgar Group foram divulgados pelo seu CEO, Robert C. Cahaly.

 A maioria dos demais institutos de pesquisa, ligados a órgãos de imprensa que declararam apoio a Joe Biden, preveem exatamente o contrário, isto é, a vitória do democrata.

Correção

O levantamento do Trafalgar corrige o chamado “viés de desejabilidade social”, segundo explicou Cahaly, que leva em conta o “voto envergonhado” ou o receio de o eleitor de Trump ser mal visto pelos pesquisadores e de serem expostos nas redes sociais expressando uma opinião socialmente reprovável.

É que Trump tem sido apresentado pela imprensa, à qual a população associa os pesquisadores, como um líder “racista” e por isso muitos dos seus eleitores temem confessar que votarão nele.

Veja os resultados da pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Trafalgar Group:

*Com informações do DP/RN

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *