Eleição apertada: David Almeida é o novo prefeito de Manaus

Neste domingo (29), o ex-deputado David Almeida, do Avante, foi eleito prefeito de Manaus para os próximos quatro anos com 51,19% dos votos. O candidato derrotou Amazonino Mendes (Podemos) que obteve 48,81%.

O vice eleito é Marcos Rotta, também do Avante.

Mais uma vez os Institutos de Pesquisas erraram. Apontavam uma diferença de 10% para David Almeida, mas as urnas mostraram uma cidade dividida. Aos 81 anos, Amazonino Mendes se despede da política com um percentual de votos que “quebrou” as previsões dos estatísticos.

David e Marcos fazem parte da coligação Avante Manaus, formada pelos partidos AVANTE, PMB, PTC, PV, DEM e PROS.

Perfil

David Almeida tem 51 anos, é bacharel em Direito, e iniciou a carreira política aos 27 anos. Ele foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006. O segundo mandato foi em 2010 e o terceiro em 2014.

David foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018, na eleição ocorrida em dezembro de 2016.

Em 2017, David foi governador interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e seu vice pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele ficou por 149 dias como chefe do executivo estadual. Em maio de 2019, saiu do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e filiou-se ao Avante.

Administração

David Almeida vai substituir o prefeito Arthur Neto (PSDB) que implementou uma política de resgate de Manaus jamais vista nos últimos 60 anos.

O futuro prefeito terá que “cortar a própria carne” e afastar de seu staff assessores que o acompanharam quando era presidente da Assembleia Legislativa e durante o período que foi governador interino.

Almeida terá que montar um secretariado extremamente técnico e evitar leiloar algumas secretarias, como a Educação, por exemplo, alvo de políticos com mandatos que se dizem representantes de professores, sob pena transformar a Semed num feudo de dois deputados estaduais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *