A Marinha do Brasil anunciou o edital de seu Concurso Público de Admissão à Escola Navalem 2020 (CPAEN/2020) que irá disponibilizar 22 vagas, sendo 10 para candidatos do sexo masculino e 12 para candidatas do sexo feminino. As oportunidades do concurso Marinha do Brasil são para o Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Corpo de Intendentes da Marinha.
Requisitos:
- Não ser casado ou ter constituído união estável;
- Não ter filhos (devendo permanecer assim durante todo o curso);
- Ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade em 01 de janeiro de 2021;
- Ter entre 1,54m e 2,00m de altura;
- Ter concluído ou estar em fase de conclusão do 3º ano de ensino médio.
O curso é estruturado da seguinte forma:
- Ciclo escolar: é a graduação do Aspirante. A duração é de quatro anos letivos e será realizada em regime de internato;
- Período de verão: é quando ocorrem os estágios de adaptação, de sobrevivência no mar, de sobrevivência na selva e de viagens de instrução;
- Período acadêmico: são as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.
Quando iniciar o 3º ano letivo, o acadêmico deverá escolher o “Corpo” e a “Habilitação”, conforme opções oferecidas:
- Corpo da Armada: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;
- Corpo de Fuzileiros Navais: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;
- Corpo de Intendentes da Marinha: Habilitação em Administração.
O curso é gratuito e durante sua realização o Aspirante receberá o valor bruto de R$ 1.774,12, além de ter direito a alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Inscrições apenas via internet
As inscrições para o concurso da Marinha (CPAEN/2020) foram prorrogadas até 7 de junho e devem ser feitas por meio do site da Marinha do Brasil.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 65, estando isentos do pagamento os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, desde que possuam renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo nacional e os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.