Áudio vazado expõe ofensas e esquemas de apresentadores da Globo

Os jornalistas Giuliana Morrone e Gerson Camarotti, da TV Globo, tiveram áudio de um  diálogo vazado na mídia na segunda-feira (11). A conversa teria ocorrido na última sexta-feira (08).

No diálogo, a apresentadora sugere que o ex-diretor da TV Globo em Brasília Alexandre Garcia está “gagá” e que aceitava “merreca” por serviços  prestados às empresas.  Ela também compara o jornalista à secretária de Cultura, Regina Duarte.

Morrone diz que Garcia “saiu cagando regra”. “Que que é isso? A montoeira de dinheiro que esse homem recebeu da Globo, microfone dourado, festinha, foi diretor daqui a vida inteira, e aí sai cagando regra. Ele que fez isso aqui! Ele era diretor por anos. Eu sou revoltada, sabia?”.

Em outro trecho do áudio, surpreende o que diz Morrone:

“Mas ele sempre foi péssimo com isso de dinheiro, sabia? Essas coisinhas que eu faço aí, ele pede muito pouco. A gente ia fazer coisas juntos e eu ficava besta com o tão pouco que ele pedia. Topava qualquer coisa, tipo mestre de cerimônia de vidraçaria. Não sei se ele melhorou… R$ 5.000”. 

A frase “essas coisinhas que eu faço aí” indica que jornalistas na Globo seguem autorizados a ter jornada em dobro, trabalhando em outras ”atividades”.

Globo teve uma crise interna que resultou na demissão do apresentador Dony De Nuccio em agosto de 2019. Além de trabalhar na TV, descobriu-se que prestava serviços para o Bradesco. A emissora então baixou normas rígidas sobre esse tipo de duplo emprego.

Ele era sócio do economista Samy Dana, que também trabalhou para o banco e já havia deixado a emissora.

É comum jornalistas da TV Globo serem contratados pelo mercado financeiro para mediar palestras e participar de conversas reservadas para analisarem a conjuntura. Em muitos casos a emissora é informada, autoriza e até incentiva.

Há casos de profissionais de jornalismo que são contratados pela Globo e um dos benefícios oferecidos, quando é necessário uma conversa de convencimento, é que a TV permita que façam palestras pagas para outras empresas.

Comentarista de política da GloboNews, Gerson Camarotti diz na conversa que Garcia não pode “cuspir no prato em que comeu”.  Alexandre Garcia deixou a TV Globo em dezembro de 2018 depois de quase 31 anos de emissora. Atualmente o jornalista faz análises em seu canal no YouTube.

Alexandre Garcia comentou o caso:

*Poder 360/RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *