Bumbás de Fonte Boa podem virar patrimônio cultural

Manaus (AM) – De acordo com projeto de lei de autoria do deputado estadual Belarmino Lins (PP), os bumbás Corajoso e Tira Prosa, do município de Fonte Boa, poderão se transformar em patrimônio cultural, de natureza imaterial, do Estado do Amazonas. A propositura tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e deverá ir à votação em plenário tão logo se encerre o recesso branco do período eleitoral.

Conforme o deputado, há décadas o Festival Folclórico de Fonte Boa vem ganhando notoriedade entre os grandes eventos culturais e populares do Estado, sobretudo no Alto Solimões, contribuindo para o desenvolvimento do turismo e o incremento da atividade econômica e social na região.

Anualmente, os bumbás Corajoso e Tira-Prosa são responsáveis pela atração de grande leva de turistas de todo o Estado para Fonte Boa, oferecendo um espetáculo cultural de rara beleza, sendo o primeiro, denominado Agremiação Folclórica Boi-Bumbá Corajoso, oriundo do bairro Cidade Nova, nas cores azul e branco, e o segundo, Associação Folclórica Cultural de Fonte Boa Boi Bumbá Tira-Prosa, com raízes no bairro Cidade Velha, nas cores vermelho e branco.

“Os dois bumbás, segundo Belão, são verdadeiras excelências de arte e cultura no Alto Solimões e, com certeza, dignos de destaque no cenário cultural do Amazonas ao lado do Festival Folclórico de Parintins, da Festa do Guaraná de Maués, Fecani de Itacoatiara e do Festival de Quadrilhas de Manacapuru, merecendo, portanto, ser reconhecidos como patrimônio cultural, de natureza imaterial, de todo o nosso Estado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *