Irmão de Davi Alcolumbre perde eleição em Macapá

Neste domingo (20), o candidato Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito prefeito de Macapá, capital do Amapá. Ele derrotou no segundo turno Josiel Alcolumbre (DEM) – foto acima -, irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo (PSL-SP), fizeram campanha virtual no sábado (19) para Josiel, mas não adiantou. Furlan teve 55,67% dos votos válidos, contra 44,33% de Josiel, segundo o Superior Tribunal Eleitoral (TSE). A apuração foi concluída às 18h30, horário de Brasília.

Macapá foi a única cidade do Brasil a ter votação neste domingo, após ter o calendário eleitoral deste ano adiado por causa do apagão de energia elétrica sofrido pelo Amapá ao longo do mês de novembro. A queda afetou 13 dos 16 municípios do estado. O adiamento foi feito a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que à época alegou falta de segurança para garantir a votação somente na capital amapaense.

Cerca de 292,7 mil eleitores estiveram aptos a votar em Macapá neste domingo. Foram adotadas as mesmas medidas sanitárias aplicadas nos demais municípios brasileiros em decorrência da pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento de ao menos um metro entre os eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *