Marcelo Serafim recomenda reforço nas equipes das farmácias e liberação de medicamentos do Hiperdia

Manaus (AM) – As unidades de saúde da Prefeitura de Manaus deverão receber uma sobrecarga nas próximas semanas com a possibilidade da transmissão Comunitária do Coronavírus em nossa cidade. Elas deverão receber grande parte desta carga e podem ser foco de transmissão da doença por conta dos aglomerados que lá se formam.

Nesta terça-feira (17), o vereador Marcelo Serafim que é farmacêutico e  presidente da Comissão de Saúde, solicitou a Semsa que mude a rotina de dispensação de medicamentos nas UBS.

“Temos profissionais farmacêuticos dedicados que trabalham sem equipes completas e sobrecarregados em praticamente todas as UBSs e precisamos resolver isso Imediatamente.

As farmácias são pontos de concentração da população idosa dentro das UBSs que vão todos os meses pegar os seus medicamentos para hipertensão e diabetes. Estou recomendando a Semsa que fortaleça as equipes ainda esta semana e que a partir da próxima semana libere as medicações para 90 dias. Isso irá retirar uma boa quantidade de idosos de dentro dessas unidades e desta forma estaremos protegendo cada um deles. Além disso, defendo que sejam suspensas consultas rotineiras para a renovação de receitas e que mesmo quando vencidas elas sejam dispensadas pelas farmácias nos próximos 60 dias, pois nesse momento precisamos distanciar de todas as formas os idosos dessas unidades de saúde”, concluiu Marcelo Serafim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *