Semana da Árvore e da Água terá programação especial

Manaus (AM) – Uma série de atividades marcará a Semana da Árvore e da Água promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em comemoração ao Dia da Árvore na Amazônia, 21/3, e ao Dia Mundial da Água, 22/3. A iniciativa tem por objetivo ressaltar a importância da arborização e dos recursos hídricos na cidade, com uma programação que inclui minicursos, ações de plantio e distribuição de mudas, exposições e atividades de educação ambiental. Serão distribuídas, no total, 3 mil mudas de espécies frutíferas e ornamentais.

A programação teve início na quarta-feira, 14/3, com a abertura do minicurso de Produção de Mudas, oferecido pelo Departamento de Arborização e Paisagismo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Com aula prática e teórica, o minicurso repassou noções básicas sobre adubação, preparação de substratos e seleção de sementes.

A Semana prosseguirá no próximo sábado, 17/3, com distribuição de mudas no Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, em comemoração ao aniversário de criação da unidade. A partir da segunda-feira, 19/3, haverá distribuição de mudas e exposição sobre arborização na Praça da Matriz, no Shopping Phelippe Daou e Terminal 3 (20/3), das 9h às 12h, e no Projeto Faixa Liberada, na Ponta Negra (21/3), das 18h às 20h. Na quarta-feira, 21/3, haverá o plantio de mudas arbóreas e ornamentais, com formação de pomar e paisagismo no Japiim.

No Dia Mundial da Água (22/3), o Parque Municipal Nascentes do Mindu, que abriga as nascentes do igarapé do Mindu, o maior de Manaus, haverá uma programação especial para marcar a data. Serão realizadas apresentação musical com temática dos recursos hídricos, mostra com experimento de análise da água feito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), exposição de resíduos sólidos com o Grupo Guardiões da Natureza, jogos ambientais, plantio, distribuição de mudas e abraço simbólico às nascentes.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a realização de programação tem caráter comemorativo, mas ao mesmo tempo educativo. “Nosso objetivo é promover ações de distribuição de mudas em vários pontos de grande circulação na cidade, levando a mensagem da valorização do verde e de uma Manaus mais arborizada e ornamentada com jardins, defendida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou o secretário Antonio Nelson. A programação se encerrará com o evento da Hora do Planeta, no dia 24/3, quando serão apagadas as luzes do Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, durante 60 minutos, em ato simultâneo com outras 145 cidades brasileiras.