Programações em alusão ao dia do Autismo envolve alunos e familiares

Manaus (AM) – Até o dia 27 de abril, a Prefeitura de Manaus realizará programações especiais voltadas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. As ações vão envolver aproximadamente dois mil participantes, sendo uma parte com alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, além de familiares, convidados e estudantes de instituições parceiras da ação.

Os eventos estão sendo organizados pelo Fundo Manaus Solidária, secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Educação (Semed). Entre os parceiros estão a Associação de Amigos do Autista do Amazonas (Ama), o Instituto Autismo do Amazonas e a coordenação dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) da Semed e outras secretarias da Prefeitura de Manaus.

As atividades serão variadas, com sessão de cinema, espetáculo da Orquestra Amazonas Filarmônica, com a participação do cantor Zezinho Correa, atividades lúdicas e desportivas, caminhada pelo autismo, culto ecumênico, visita ao zoológico, feijoada beneficente, entre outros.

Na Semed, o responsável pelo evento é a coordenação dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). Segundo a coordenadora do Jaavas, Shirley do Amaral Souza Rosa, a programação visa atender o máximo de pessoas com deficiência, tendo em vista que todas as atividades respeitam as limitações dos participantes.

“Ao longo da programação serão propostas uma série de atividades adaptadas que vão obedecer a limitação e a idade dos participantes. A ideia da ação é promover momentos de lazer, interação e inclusão por meio de uma série de atividades”, disse Shirley.

Em algumas atividades, várias secretarias da prefeitura estarão envolvidas e organizando a ação ao mesmo tempo e outras que serão realizadas por um único órgão municipal. É o caso da Pedalada e Caminhada da Inclusão, promovida pela equipe do Jaavas, às 16h, do dia 6/4, na Praia da Ponta Negra. Segundo Shirley Amaral, a Semed está esperando um público de cerca de mil pessoas só neste dia.

“Na pelada, a gente tem a intenção de atender mil pessoas. E neste dia, como nos outros dias, será um de inclusão. Neste dia terá um momento de ginástica e caminhada com pais e alunos e também levaremos balões azuis para simbolizar o dia da pessoa com autismo. Teremos uma infinidade de atividades”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *