Escola de educação especial André Vidal de Araújo realiza projeto ‘Flashdown Virtual’

Manaus (AM)A escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, realiza até a próxima sexta-feira, 26/3, o projeto “Flashdown Virtual”, com o tema “A Motivação Pedagógica e o Aprendizado Inclusivo em Tempos de Pandemia”. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado no domingo, 21/3. A programação da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com a participação dos 500 alunos da escola, destes, 50 são estudantes com síndrome de Down, que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A programação é acompanhada ainda por ex-alunos, pais ou responsáveis e envolve 40 professores da unidade de ensino. A ação é realizada desde 2018 e tem como objetivo desenvolver habilidades no aluno da educação especial, por meio de princípios pedagógicos de aprimoramento psicomotor e intelectual, sociocultural do mesmo, no crescimento de sua autonomia e integração mais plena.

O gestor da escola, Helivan Dantas, ressaltou a importância da programação sobre a temática. “Nós realizamos e planejamos essa semana para sensibilizar nossa comunidade, os alunos com síndrome de Down e seus familiares. São várias ações, desde lazer, visitas a pontos turísticos, piqueniques e também atividades envolvendo os nossos projetos. Este ano, com a pandemia, somos obrigados a fazer on-line, mas não deixamos de realizar o projeto, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, com o intuito de que os alunos interajam com seus familiares e com a escola”, explicou.

Para a coordenadora do projeto na escola, a professora da EJA, Waldelores Bessa, mesmo sendo de forma remota, as atividades têm uma relevância muito grande aos alunos e pais ou responsáveis.

“O projeto envolve atividades pedagógicas por meio da coordenação motora. Promovemos atividades que eles possam se desenvolver, destacando talentos e habilidades que eles não tinham e que agora com a integração e a socialização com outras pessoas, passam a absorver e participar mais pedagogicamente”, disse.

A técnica de enfermagem e tecnóloga em estética e cosmetologia, Maria da Graças Freitas Ferreira Picanço, 56 anos, mãe da aluna da 1ª fase da EJA, Bárbara Freitas Picanço, considera o evento como uma extensão a mais do trabalho pedagógico da escola.

“A participação dela é de suma importância. O jovem não fica estagnado, pelo contrário, continua o seu progresso. Tudo que a escola oferece é importante, porque a criança se desenvolve e é como se ela estivesse na escola. Para os pais, pelo momento em que estamos passando, o jovem estar na escola é outra coisa diferente, mas a família consegue ajudar também no seu desenvolvimento. Esse evento on-line é muito bom, onde os alunos continuam progredindo”, afirmou.

ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura às pessoas com deficiência, o direito de acesso à educação qualitativa e inclusiva em planos de cidadania efetiva, sob a proteção de crueldade, negligência e discriminação de outrem e que a escola precisa promover a convivência sadia em sociedade. 

Programação

O projeto “Flashdown” deste ano vem com uma proposta diferente com alguns desafios virtuais, que serão realizados durante toda a semana. A programação será realizada em três etapas.

Dia 22/3 – 1º Desafio – De dança com vídeos do Just Dance. Gravar um desempenho, com a participação de alguém da família, se quiser;

Dia 24/3 – 2° Desafio – De fotografia, com objetivo de registrar uma foto diferente e/ou engraçada. Poderá usar aplicativos com filtros divertidos;

Dia 26/3 – 3° Desafio – Será o “Baile Flashdown”, com ornamentação do ambiente. O aluno pode se caracterizar com roupas de agrado próprio, para participar do baile virtual que será realizado no canal do YouTube, a partir das 18h. Na oportunidade haverá registro dos desafios realizados, bem como uma homenagem aos alunos com síndrome de Down.

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