Campanha arrecada enxoval para bebês que perderam as mães para a Covid-19

O objetivo é ajudar cerca de 250 famílias de baixa renda a garantir acolhimento, saúde e bem-estar aos bebês que estão saindo da maternidade.

Em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), em parceria com o Lar Batista Janell Doyle, criou uma campanha para arrecadar itens de enxoval para recém-nascidos de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou que perderam as mães por complicações da Covid-19. O objetivo é ajudar aproximadamente 250 famílias de baixa renda a garantir acolhimento, saúde e bem-estar aos bebês que estão saindo da maternidade.

A diretora do Nacer e enfermeira, Ana Caroline Rodrigues, conhece de perto a realidade das famílias que precisaram enfrentar os impactos da pandemia em um momento tão delicado como a chegada de um bebê. Ela atua na Maternidade Ana Braga, uma das principais de Manaus, e viu o número de mães afetadas pela Covid-19 crescer. “O índice de partos prematuros com a questão da Covid-19 aumentou bastante. Então, tem muitos bebês que nascem com 29, 30 semanas, e ficam um bom tempo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo assistidos pelos familiares. E, muitos deles, não têm condições de prestar essa assistência. Em alguns casos, a mãe deixou outros filhos também”, relata.

Em razão da nova onda de proliferação do vírus e do cenário de isolamento social no estado, pessoas que trabalham na informalidade ou que perderam seus empregos estão lidando com dificuldades de acesso à renda. Para essas famílias de baixa renda, alimentar, vestir e cuidar de um recém-nascido é um grande desafio.

A situação é ainda mais grave quando se trata de um bebê prematuro, que necessita de cuidados especiais. “Esses bebês perderam a mãe, perderam o colo, perderam o leite. Como são bebês prematuros, em sua maioria, não é qualquer formulação que eles vão tomar. Por experiência do abrigo, de já ter recebido bebês prematuros, sabemos o quanto é custoso e, se tratando de famílias de baixa renda, é fundamental ajudarmos a minimizar esse impacto”, explica o diretor do Nacer, Cleslley Rodrigues.

Por meio da campanha intitulada “Enxoval do Amor”, a instituição visa arrecadar fraldas de pano, cueiros de flanela, mantas de malha, toalhas de banho, roupas, meias, toucas, sapatos, sabonetes, bolsa maternidade e banheiras. É possível fazer a doação de um item único ou de um enxoval completo.

As doações devem ser entregues em sistema de drive thru, na sede do Nacer, localizada na Rua 35, 2B, Conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, de segunda a sábado, das 9h às 17h. Quem preferir fazer uma contribuição financeira pode doar por meio do PIX 01553780000160. Mais informações pelo WhatsApp (92) 98402-7410 e 98428-7454, ou telefone (92) 3302-6282.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *