Prefeito garante gratuidade da tarifa de ônibus

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assegurou a gratuidade da tarifa do transporte coletivo público urbano para o próximo domingo, 15/11, primeiro turno das Eleições Municipais 2020. A medida está prevista pela Lei nº 2.703, regulamentada pelo Decreto nº 4.940, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nº 4.965, desta quinta-feira, 12/11. As viagens com gratuidade de passagens estão previstas das 4h às 20h. Para o trânsito, também foi montado esquema especial para o dia do pleito.

“A exemplo dos pleitos anteriores, garantimos mais uma vez a gratuidade do transporte coletivo. É uma medida importante para facilitar a locomoção de quem precisa exercer seu papel de cidadão com a votação”, disse o prefeito. Pela Constituição Federal, o voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

A gratuidade do transporte nas eleições foi matéria do Executivo municipal, aprovada, por unanimidade, pelos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última segunda-feira, 9/11. A medida se estenderá para o segundo turno, caso houver, previsto para 29 de novembro.

Como medida de prevenção ao combate do novo coronavírus, o prefeito ressaltou que vai haver uma maior vigilância para evitar aglomerações nos veículos do transporte coletivo. “As empresas já estão orientadas sobre suas responsabilidades, assim como o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, IMMU, para que seja feita uma forte vigilância para evitarmos aglomeração que possa pôr em risco a saúde dos passageiros”, destacou Arthur.

Segundo o IMMU, 973 ônibus deverão circular por Manaus neste domingo de primeiro turno das eleições municipais.

Trânsito

Além da garantia da gratuidade do transporte coletivo, a prefeitura assegura a operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação no próximo domingo, 15/11, primeiro turno das eleições municipais. Aproximadamente 340 agentes do IMMU estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres.

Segundo o IMMU, não haverá interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.

“Estaremos prontos para atuar nas ruas e promover o ordenamento do trânsito e garantir o acesso seguro dos pedestres às zonas eleitorais, seguindo as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto”, antecipou o diretor-presidente do IMMU, Francisco Bezerra.

Em caso de obstrução de vias, os agentes de trânsito podem ser solicitados pelo telefone 0800-092-1188 – Plantão do IMMU Trânsito – que funciona 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *