Arthur Neto entrega 14º parque da juventude na zona Norte de Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou neste sábado, 7/11, o 14º parque da juventude em área verde da cidade, desta vez, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cidade Nova 2, na zona Norte. O espaço público municipal revitalizado é mais um presente à população pelos 351 anos da capital amazonense, comemorados no último dia 24 de outubro.

“Estamos entregando mais um parque da juventude e ainda temos um para entregar, o décimo quinto. Quero destacar que destes 15 parques, 14 não tem um centavo de dinheiro público da prefeitura. Este, da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem dinheiro público de emenda parlamentar, proposta pela deputada Terezinha Ruiz”, destacou Arthur durante a inauguração do novo espaço.

O parque, dotado de equipamentos de lazer e prática de atividades físicas, ocupa um trecho de área verde remanescente de um processo de ocupação desordenada, com um total de 729,3 metros quadrados, que passou a ter academia ao ar livre, playground, conjuntos de mesas com cadeiras, bancos, lixeiras, iluminação a LED, área de convivência, estacionamento, placas de sinalização, arborização e paisagismo.

O espaço em área verde é o penúltimo a ser entregue de um total de 15 do programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. A nova estrutura visa promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de loteamentos habitacionais da cidade e o reforço à proteção de espaços ambientalmente protegidos.

“Os parques da juventude têm o objetivo principal de resgatar uma área que está degradada ou está em desserviço ao meio ambiente. Aqui, por exemplo, resgatamos uma área que estava com uma lixeira viciada e que oferecia outros aspectos negativos à comunidade. Conseguimos resgatar e trazer um paisagismo e atividades esportivas para os moradores do entorno. O objetivo principal dos parques da juventude é isso, colocar as áreas verdes à disposição da comunidade e a comunidade abraçar essa causa”, explicou o secretário da Semmas, Antônio Nelson de Oliveira Júnior.

A obra foi executada por meio de compensação ambiental e a partir de emenda parlamentar. No caso do Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a revitalização é fruto da composição de um termo de compensação ambiental firmado pela Semmas junto à Direcional Engenharia e emenda parlamentar da então vereadora Therezinha Ruiz, hoje deputada estadual.

A revitalização do espaço foi elogiada pelos moradores da comunidade, como a dona de casa, Endria Braga. “Aqui era cheio de mato e sujeira porque as pessoas jogavam lixo. Agora ficou bonito e iluminado também, já que antes era uma escuridão total. A prefeitura está de parabéns com essa iniciativa de recuperar essa área para a comunidade, com um espaço de lazer para todos”, avaliou.

Revitalizações

Juntas, as 15 áreas verdes revitalizadas pela Prefeitura de Manaus somam 624.823,09 metros quadrados de território protegido, o correspondente ao tamanho dos parques do Mindu e Nascentes do Mindu juntos. O próximo parque da juventude a ser entregue será o do conjunto Cidadão 9, no Distrito Industrial, na zona Leste.

Somando as 11 Unidades de Conservação e dois Corredores Ecológicos, que correspondem a 4,75 % da área do município, mais as 15 áreas verdes de conjuntos habitacionais revitalizadas, Manaus possui, hoje, aproximadamente 2,8 milhões de metros quadrados de espaços públicos protegidos e que têm importância vital para a melhoria da qualidade ambiental da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *