Prefeitura abre ações do Agosto Dourado na maternidade Moura Tapajóz

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus promoveu nesta segunda-feira 3/8, na Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT) ações educativas com as puérperas, marcando a abertura das atividades do Agosto Dourado na unidade. Este ano, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Apoiar a Amamentação para um planeta mais saudável”.

O tema do Agosto Dourado este ano foi escolhido em sintonia com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza e que está relacionado a uma nova visão de construção do futuro. O que, em princípio, pode parecer serem dois temas dissociados, na verdade são muito próximos, pois a amamentação tem grande influência na conservação do planeta Terra.

“É incrível descobrir que a alimentação infantil tem impacto não só no meio ambiente como também nas mudanças climáticas. Por isso, existe essa necessidade urgente de, mais do que nunca, proteger, promover e apoiar o aleitamento para buscarmos garantir a saúde do planeta e de todos os seres vivos”, explicou a diretora do MMT, enfermeira Núbia Pereira.

“Já sabíamos que o aleitamento materno é importante para o bebê e para a mãe, agora precisamos divulgar o quanto também é importante para a economia familiar, para a sociedade e para o meio ambiente”, completou a diretora.

A responsável técnica pelo Setor de Educação Continuada e Permanente da MMT, enfermeira Glenda Amorim, explica que, com a amamentação, é possível reduzir o consumo de água, gás e leite. “Além disso, é possível reduzir também a contaminação da água e do solo pela redução do lixo gerado pelas latas de leite, pelos plásticos das mamadeiras e bicos de borracha, que são materiais com decomposição muito lenta. Ou seja, que vão poluir o planeta por muitos e muitos anos”, destacou a enfermeira.

“É necessário esclarecer, nessa época de pandemia, que até lactantes positivas para Covid-19, mas que estejam em bom estado geral e mantendo cuidados adequados de higiene, podem e devem sim continuar a amamentação”, explicou a enfermeira Nayane Coelho. “Orientamos lavar toda a área do colo até o pescoço com água e sabão antes da amamentação e evitar o uso de álcool nessa área, para não provocar ressecamento da pele”, acrescentou Nayane.

Este ano, em razão da pandemia, a abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno, em alusão ao Agosto Dourado, no município de Manaus, acontecerá às 15h, por meio de um webinário com o tema “Por um planeta saudável”.

O evento será mediado pela chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ivone Amazonas, e também contará com a participação do secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, da chefe de Saúde e Desenvolvimento Infantil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Cristina Albuquerque, da representante da Sociedade Amazonense de Pediatria, Rossiclei Pinheiro, da representante do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Débora Rodrigues, da representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil, Juliana Serra, e da coordenadora Nacional da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), Janini Ginani.

O acesso ao webinário pode ser feito por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/uea-telessaude.

A programação do Agosto Dourado na MMT seguirá por todo mês, com orientações sobre a importância da amamentação às grávidas em visita de vinculação, às puérperas e aos acompanhantes, além de webinários e cursos de sensibilização com os servidores da unidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *