Inscrições para Virada Sustentável Manaus encerram no próximo domingo

Neste domingo (12), encerram as inscrições de atividades para compor a programação da Virada Sustentável Manaus 2020. A mobilização, que em Manaus é correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), oferece espaço para iniciativas de cunho artístico, cultural, de bem-estar, social e ambiental, que estejam relacionadas à sustentabilidade.  O edital está disponível no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

Caminhando para sua sexta edição na capital amazonense, a Virada Sustentável tem a proposta de difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade e seus diferentes temas, através de uma abordagem dinâmica, alegre e inspiradora.

Qualquer pessoa, empresa ou organização pode propor uma atividade para fazer parte do festival. O edital é aberto para oficinas, rodas de conversa, espetáculos de música, dança e teatro, exposições fotográficas, intervenções de grafite, brincadeiras e jogos educativos para crianças, contação de histórias, distribuição de mudas de árvores, mutirões de limpeza, além de práticas zen como yoga, meditação, massoterapia, reiki, cristaloterapia, medicina indígena, entre outras frentes terapêuticas.

As ações precisam ter relação com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades onde ele é realizado. Alguns exemplos são igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

O processo de seleção das atividades levará em consideração três quesitos principais: relevância e atratividade do conteúdo para o público, aderência à proposta da Virada Sustentável e capacidade de atendimento pela organização, em relação às necessidades técnicas dos projetos.

Não há limite de número de inscrições de atividades por parte dos proponentes. Ao final da seleção, todos receberão via e-mail indicado no ato da inscrição uma notificação sobre o seu resultado no edital.

Virada em casa

Prevista para ocorrer no segundo semestre do ano, a Virada Sustentável Manaus ainda não teve suas datas definidas em decorrência do avanço do novo coronavírus no Amazonas. Enquanto as ações presenciais estão pausadas, o festival realiza o projeto #EuViroManausdeCasa, que visa incentivar o público a utilizar os dias de isolamento social para refletir sobre como reforçar as redes de transformação e impacto social existentes na cidade.

Uma das iniciativas do projeto é a realização de lives, todas as quintas-feiras, no Instagram (@viradasustentavelmanaus). As transmissões levam bem-estar e positividade para população através de atividades zen, kids e culturais.

Nesta quinta-feira (9), a primeira live será uma aula de yoga postural, às 8h, com a instrutora de yoga Cristine Rescarolli, professora do projeto Yoga no Bosque (@yoganobosque). Às 11h, ocorre a live infantil “Espaço Curupira Online”, com analista de educação ambiental da FAS, Kelly Souza. A partir das 19h, o cantor Andrey San Silver realiza um show especial para divertir o público em casa com muito rock.

Além disso, para ajudar quem mais precisa durante a pandemia, organizações da sociedade civil que integram o Conselho Criativo do festival estão arrecadando donativos e promovendo ações de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Várias pessoas, projetos e organizações estão se mobilizado para ajudar os mais afetados com a atual situação e a Virada Sustentável Manaus se tornou porta-voz destas iniciativas positivas, que inspiram a população a pensar no outro”, destaca a coordenadora do festival, Paula Gabriel.

Quem quiser conhecer os projetos e contribuir pode enviar e-mail para: manaus@viradasustentavel.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *