Matrículas para Educação Especial da rede municipal iniciam nesta quinta

Dando prosseguimento ao calendário de matrícula 2018, começa na quinta-feira, 11/1, a matrícula de novos alunos da Educação Especial da rede pública municipal de ensino, que vai até sexta-feira, 12/1. O procedimento poderá ser realizado por meio do site www.matriculas.am.gov.br, pelo aplicativo ‘Matrícula Amazonas’ e presencialmente, em qualquer unidade de ensino municipal e estadual. Estarão abertas vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após a realização da matrícula, pais e responsáveis deverão procurar o Complexo Municipal de Educação Especial (Cmee) André Vidal, na rua Penetração, esquina com Maceió, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, da 8h às 12h e de 13h às 17h, onde a avaliação pedagógica com equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação (Semed) será agendada, assim como o encaminhamento ao neurologista, necessário em alguns casos, que emitirá um laudo e vai indicar a necessidade do aluno ser ou não acompanhado em sala de aula por mediadores, ou encaminhado a uma turma especial.

A equipe multidisciplinar da secretaria é composta por assistente social, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, psicoterapeuta e fonoaudiólogos. Os alunos da Educação Especial poderão ser matriculados na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e nas demais unidades de ensino da rede municipal, que contará, ainda, com 56 salas de recursos para o atendimento desses estudantes.

Além dos novos alunos, também deverão passar por avaliação estudantes que já fazem parte da rede. Esses alunos antigos já podem procurar o complexo para marcar a avaliação, que deve ser realizada a cada dois anos. Em 2017, foram atendidos pela secretaria três mil alunos com deficiência auditiva, visual, intelectual, autismo, paralisia cerebral e deficiências múltiplas. A gerente do Cmee, Reni Formiga, alertou aos pais para esse período de encaminhamento e matrículas de nos novos e antigos alunos.

“Nós estamos funcionando em período integral, para que possamos orientar eles sobre o laudo com neurologista e, depois, encaminhá-los para as escolas para avaliação da marcação com a equipe multiprofissional do complexo”, explicou.

Vão participar do atendimento, profissionais do Programa de Estimulação Essencial (PEE); Programa de Estimulação de Aprendizagem (PEA); Programa Educacional Especializado Multiprofissional (PEMULTI); Programa de Atividades Motoras Adaptadas (PAMA) e Programa de Atividades Adaptadas à Reeducação Comportamental (PAARC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *