Prefeitura apresenta sistema de monitoramento do Teste do Pezinho

Manaus (AM) – Para realizar o acompanhamento do fluxo de atendimento e a busca ativa de crianças que não realizaram o Teste do Pezinho, tanto na rede municipal quanto estadual de saúde, a Prefeitura de Manaus está em fase de teste do sistema de “Aplicação Tecnológica para o Monitoramento do Teste do Pezinho”. A nova ferramenta foi apresentada nesta quarta-feira, 31/7, pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aos conselheiros de saúde, durante a 7ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas Marques, a apresentação aos conselheiros municipais de saúde representou mais uma etapa para a implementação oficial do novo sistema.

“A apresentação também será feita ao Conselho Estadual de Saúde. São etapas para a implantação do novo sistema, que será oficializado com a assinatura de termo de compromisso pelas secretarias de Saúde do município (Semsa) e do Estado (Susam), sob a recomendação do Ministério Público. É uma ferramenta que foi construída para permitir a integração das informações de cada um dos serviços envolvidos na realização do Teste do Pezinho, em uma base de dados unificada, incluindo maternidades, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Integrada às Crianças (CAICs) e o Hemoam”, explicou Ivone Amazonas.

A coleta de material para a realização do exame do Teste do Pezinho deve ser feita preferencialmente entre o terceiro e quinto dia de vida da criança. “Todas as maternidades realizam o Teste do Pezinho, mas muitas crianças têm alta antes do terceiro dia de vida. Nesses casos, os pais precisam levar a criança para fazer a coleta em uma UBS ou Caic que oferecem o serviço. Com o novo sistema, a rede de atenção terá a informação sobre se a criança foi levada para fazer o exame. No caso de não realização do exame, os profissionais poderão iniciar de forma imediata a busca ativa da criança”, afirmou Ivone Amazonas.

O sistema reúne informações sobre a data de nascimento da criança, data da alta da maternidade e da realização do teste, com informações de endereço e telefone de contato da família, e já está em fase de teste.

Durante a 7ª Assembleia Ordinária do CMS/Manaus, a conselheira de saúde e diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP/Semsa), enfermeira Ângela Nascimento, destacou que a intenção da apresentação aos conselheiros é legitimar a proposta junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), esclarecendo sobre a importância do novo sistema e a contribuição para a organização da rede de atendimento, facilitando a comunicação entre os vários pontos de atenção.

“A assinatura do termo de compromisso, marcado para o dia 13 de agosto, vai oficializar o comprometimento da gestão municipal e estadual para a utilização desse novo instrumento, inclusive com a participação de órgãos de controle como o Ministério Público. Todos trabalhando de forma conjunta com o objetivo de melhorar a situação de saúde da população”, reforçou a conselheira.

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e é gratuito na rede pública de saúde, podendo diagnosticar doenças como o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme. A data para a coleta do Teste do Pezinho deve ser feita preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *