Prefeito de Manaus recebe reconhecimento da ONU

Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus, recebeu do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) um documento de reconhecimento pelas ações desenvolvidas pela prefeitura, de acolhimento e apoio aos índios venezuelanos de etnia Warao, que chegaram à cidade a partir do ano passado, fugindo da grave crise econômica e social no seu país de origem.

O documento foi entregue pela representante da Acnur no Brasil, Isabel Marques, durante jantar em que também estiveram presentes os secretários municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel; da Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi; da Educação (Semed), Kátia Schweickardt; e de Comunicação (Semcom), Eric Gamboa.

“As ações desenvolvidas pela prefeitura são uma clara demonstração da capacidade e da solidariedade que a administração e a população têm em relação aos venezuelanos”, diz o documento.

Segundo Isabel Cortez, o ato é um reconhecimento pelo esforço da prefeitura em receber, acolher e proteger os refugiados. “Nós temos trabalhado muito junto com a prefeitura e outros parceiros para poder ajudar realmente essa população”, avaliou.

O prefeito disse sentir-se gratificado pelo reconhecimento da Acnur. “Eu recebo essa homenagem em nome do povo de Manaus com uma honra enorme. Significa que o trabalho feito aqui virou referência. Inclusive já temos muitos servidores nossos dando suporte em Roraima para ajudar nessa situação”, afirmou o Arthur Neto.