Manaus recebe prêmio de melhor Previdência do país

A Previdência municipal de Manaus se firma como referência ao ser considerada, mais uma vez, a melhor do país entre as capitais. Isso porque a Prefeitura de Manaus recebeu o primeiro lugar da edição do “Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária – 2019”, Categoria 5, na noite desta quinta-feira, 27/6, em Foz de Iguaçu, no Estado do Paraná. O prêmio foi concebido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e recebido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, juntamente com a equipe de técnicos da Manaus Previdência.

A premiação confirmou que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Manaus é exemplo em gestão. Em 2017, a capital amazonense já havia conquistado o 1o lugar entre as capitais no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

O prefeito atribuiu mais essa conquista à boa gestão administrativa e ao comprometimento da equipe previdenciária que, segundo ele, destaca Manaus perante a maioria das capitais brasileiras que não apresentam essas características, consideradas por Virgílio como prioritárias e essenciais para a administração pública.

“É uma Previdência independente por lei, como gostaria que fosse independente o Banco Central quando eu era senador. Agora, tenho em Manaus uma Previdência independente, que é sinônimo de credibilidade. Por isso, parabenizo a doutora Daniela Benayon e toda sua equipe técnica”, destacou o prefeito de Manaus, que foi à premiação acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Ainda segundo Arthur Virgílio, os resultados alcançados são fruto do amadurecimento institucional, destacando novamente a autonomia conquistada pela Manaus Previdência, após a aprovação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que garante independência à autarquia, desvinculando o cargo de diretor-presidente do mandato do chefe do Executivo municipal.

“Temos um binômio do qual não nos afastamos que é Manaus estar ajustada nas áreas fiscal e previdenciária. Considero esse prêmio o tricampeonato da Previdência e o tetra será chegarmos ao nível IV do Pró-Gestão, sendo novamente 1º lugar no Brasil”, finalizou o prefeito Arthur Neto, ao se referir à certificação nível III obtida por Manaus no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

Também presente na cerimônia de premiação, a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, disse que a recuperação da autarquia começou em 2013 e que o prefeito Arthur encontrou a Previdência municipal operando no vermelho. O cenário acumulava R$ 240 milhões em fundos podres.

“Em 2013 iniciamos o trabalho de reestruturação. Os dois primeiros anos foram para arrumar a casa e a partir de 2015 começamos a colher os frutos. Em seis anos e meio de gestão são nove conquistas, entre prêmios, certificações e reconhecimentos”, afirmou Daniela. “Esse prêmio é nacional em responsabilidade previdenciária e de todos os regimes que participaram na Categoria 5, Manaus foi primeiro lugar, demonstrando a seriedade e transparência com que administra a Previdência”, completou

Atualmente, a Manaus Previdência ostenta uma carteira de investimentos no valor de R$ 1,050 bilhão.

Prêmio

A Previdência de Manaus teve que atender a 92 quesitos para concorrer ao prêmio, juntamente aos entes com mais de 7.001 segurados, na Categoria 5. Ainda este ano, a Manaus Previdência espera conquistar outras duas premiações e uma certificação: dois prêmios da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), um sobre governança e outro sobre inovação, e a recertificação da ISO 9001/2015.

Conquistas nos últimos seis anos

2019

– 1º lugar no prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”, da Abipem

– Certificação Pró-Gestão – Nível III, do governo federal

– Autonomia administrativa aprovada pela Câmara Municipal

2018

– Manutenção da Certificação ISO e atualização para versão 9001/2015

– Apontada como modelo de gestão pela Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional

2017

– 1o lugar entre as capitais no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Aneprem

– Troféu Destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA- Fieam)

– Referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de RPPS do Amazonas (Relatório da “Força-Tarefa” do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas)

2016

– Nova Certificação ISO 9001/2008

– 2o lugar entre as capitais no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Aneprem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *