Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare divulga selecionados para o laboratório em Manaus

Após 17 dias de inscrições, o Grupo Clowns de Shakespeare divulgou a lista de selecionados para o Laboratório Prática e Pensamento, que iniciará dia 23/3, no espaço Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, 377, Centro. Ao todo, 25 inscritos foram selecionados e quatro estão como suplentes.

O projeto Laboratório Prática e Pensamento com o grupo de teatro natalense Clowns de Shakespeare, proposto pela produtora cultural Gisa Almeida, foi contemplado pelo edital de Conexões Culturais 2017, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O resultado pode ser conferido no página oficial do grupo no Facebook.

As atividades do Laboratório são inéditas na região Norte do país e acontecerão aos sábados e domingos, das 14h às 21h, e de segunda a sexta, das 8h às 13h, sendo o dia 31 de março o único dia de folga no período de realização do projeto.

A proponente do projeto destaca a importância dos participantes terem disponibilidade para participar do curso integralmente. Desta forma, os selecionados devem confirmar sua participação até o dia 18 de março através do e-mail: laboratorioclownsmanaus@gmail.com. Caso não haja confirmação, automaticamente um suplente será incluído.

Segundo o diretor do grupo, Fernando Yamamoto, o resultado da seleção foi positivo. “Ficamos bastante contentes com a quantidade e qualidade dos interessados no Laboratório. Apesar de termos deixado muita gente interessante de fora, tenho a certeza de que conseguimos formar um grupo muito forte e heterogêneo, com muitas vozes e experiências diferentes para contribuir nesse processo formativo e criativo que iremos construir juntos.”

Sobre os Clowns de Shakespeare

Criado em 1993 em Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare vem, desde então, desenvolvendo uma investigação com foco na construção da presença cênica do ator, a musicalidade da cena e do corpo, teatro popular e comédia, sempre sob uma perspectiva colaborativa. Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a plateia, seja no lirismo que compõe o universo desses seres. Além, é claro, de toda a sua carga cômica. As comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. Sem adotar uma atitude “museológica” sobre o bardo, no entanto sem desrespeitar a sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo.

No seu currículo, o grupo traz importantes conquistas que conferem uma posição de referência na cena potiguar e nordestina, passando por cerca de 80 de cidades brasileiras, dentre elas, 24 capitais e o Distrito Federal, e ainda percorrendo mais de 30 cidades do interior do Rio Grande do Norte. Além disso, atravessou as fronteiras do país, levando seus espetáculos para Portugal, Espanha, Chile, Equador e Uruguai. Premiado pelos seus espetáculos (SHELL, APCA, dentre outros), o grupo já se apresentou em diversos festivais importantes do país, inclusive os do circuito internacional (Festival de Teatro de Curitiba, de São José do Rio Preto, Londrina, Brasília e Belo Horizonte), bem como realizou temporadas em teatros de notável importância histórica, como o SESC Anchieta, o SESC Pompéia e o SESI Vila Leopoldina (SP) e o Teatro Alterosa (BH).

SELECIONADOS:

1. Alessandra Vieira

2. Caio Felipe Veiga de Lima Muniz

3. Cairo Vasconcelos

4. Davi Felipe França Albuquerque

5. Demmy Ribeiro

6. Diego Leonardo Duarte Barbosa

7. Fábio Moura

8. Francinete Nogueira Lira

9. Iris Brasil de Araújo

10. Jackeline Monteiro

11. Jeferson Bastos

12. Jôce Mendes Freitas

13. Karine Magalhães

14. Keven Sobreira

15. Klau Oliveira

16. Lucas Duarte

17. Lucas Lopes da Silva

18. Maria Hagge

19. Maria Moraes de Andrade

20. Riamburgo Ricardo Maia Uchoa

21. Saile Moura

22. Victor Oliveira

23. Victor Kaleb Leite Gomes

24. Victória Silva

25. Witalo Porto

SUPLENTES

1. Rafaela Castro

2. Paulo Antônio Rodrigues de Moura

3. Bruno Monteiro

4. Yasmin Dádiva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *