As treze características das pessoas inteligentes

O que é Inteligência? Etimologicamente, a palavra “inteligência” se originou a partir do latim intelligentia, oriundo de intelligere, em que o prefixo inter significa “entre”, e legere quer dizer “escolha”. Assim sendo, o significado original deste termo faz referência a capacidade de escolha de um indivíduo entre as várias possibilidades ou opções que lhe são apresentadas.

Portanto, inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar.

Alguns sinais indicam qual o grau de inteligência de uma determinada pessoa. Confira 13 características de pessoas que são classificadas acima da média. Se você tiver todas elas, será avaliada como um ser genial:

01 – Boa concentração

O pesquisador e professor, Frank Zhu, diz que “as pessoas que conseguem concentrar-se por longos períodos de tempo, mesmo com distrações à volta, são altamente inteligentes”.

02 – Gosta de trabalhar à noite

Um estudo, publicado em 2009 no jornal Personality and Individual Differences, analisou a ligação entre QI na infância e hábitos de sono de milhares de jovens adultos. Concluiu-se que as pessoas mais inteligentes diziam ficar acordadas até mais tarde e acordar mais tarde também.

03 – Saber adaptar-se

Um estudo psicológico, elaborado recentemente, revela que a inteligência depende do poder de mudar os seus próprios comportamentos para lidar de forma mais eficaz com o ambiente que o rodeia ou para produzir mudanças nesse mesmo ecossistema.

04 – Dizer que não sabe

As pessoas mais inteligentes são capazes de admitir quando não estão familiarizados com um conceito. O especialista Jim Winer escreve que pessoas inteligentes “não têm medo de dizer: ‘Não sei’. Se eles não sabem, eles podem aprender”.

05 – Curiosidade

Albert Einstein dizia:”Não tenho talentos especiais, só tenho curiosidade”. Um estudo publicado em 2016, no Journal of Individual Differences, sugere que existe uma ligação entre a inteligência na infância e a abertura à experiência – que abrange a curiosidade intelectual – na idade adulta.

06 – Mente aberta

Pessoas inteligentes não se fecham a novas ideias ou oportunidades. Os psicólogos dizem que as pessoas com mente aberta, aqueles que procuram pontos de vista alternativos, tendem a ter os mais altos valores em testes de inteligência.

07 – Pouca sociabilização

Pesquisas recentes, publicadas no British Journal of Psychology, sugerem que as pessoas mais inteligentes tendem a sentir menos satisfação em sociabilizar ou a estar com amigos do que a maioria das pessoas, ou seja, são pessoas isoladas. Se satisfazem com o conhecimento.

08 – Autocontrole

Os cientistas encontraram um vínculo entre autocontrole e inteligência. Um estudo de 2009, publicado na revista Psychological Science, pedia aos participantes para escolherem entre duas recompensas financeiras: um pagamento menor imediatamente ou um pagamento maior numa data posterior. Os resultados mostraram que os participantes que escolheram o pagamento maior numa data posterior – ou seja, aqueles que tiveram mais autocontrole – geralmente obtiveram melhores resultados nos testes de inteligência.

09 – Divertido

Os cientistas da Universidade do Novo México realizaram um estudo onde concluíram que as pessoas que escreveram legendas mais engraçadas para desenhos animados obtiveram pontuações mais elevadas nos testes de inteligência verbal.

10 – Sensível às experiências dos outros

Alguns psicólogos argumentam que a empatia é uma componente central da inteligência emocional. Pessoas emocionalmente inteligentes geralmente estão muito interessadas em falar com novas pessoas e aprender mais.

11 – Associa conceitos aparentemente não relacionados

Vários especialistas afirmam que as pessoas inteligentes são capazes de ver padrões onde outros não conseguem. Isto porque são capazes de traçar conceitos paralelos entre ideias aparentemente díspares.

12 – Capacidade de adiar

Especialistas defendem que pessoas inteligentes provavelmente adiarão as tarefas quotidianas, principalmente porque estão a trabalhar em coisas que mais importantes.

13 – Coloca grandes questões

Vários especialistas dizem que os indivíduos inteligentes “perguntam-se muito sobre o universo e o significado da vida”. Além disso, questionam-se sobre qual o objetivo de tudo. Esta confusão existencial pode ser uma das razões pelas quais as pessoas inteligentes são mais propensas a estar angustiadas adiantam.

Deixe uma resposta