Servidores municipais vão à Boa Vista para compartilhar experiências com indígenas Warao

Embarcou na manhã desta segunda-feira, 4/9, com destino a cidade de Boa Vista (RR), a equipe técnica da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência e Direitos Humanos (Semmasdh), responsável pelo Plano de Ação para Atendimento aos Indígenas Warao e suas Famílias, na cidade de Manaus.

A visita atende o convite dos representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) para que participem de uma formação no Estado de Roraima, nesta segunda-feira, para compartilhar o conhecimento adquirido no atendimento aos indígenas venezuelanos.

“A ideia é que nós possamos participar de uma formação com os técnicos de Boa vista e a prefeitura da cidade, além do governador do Estado de Roraima, para que nós possamos contribuir com a experiência que já acumulamos neste processo de recepção dos imigrantes indígenas venezuelanos aqui em Manaus”, destacou a subsecretária da Semmasdh, Jane Mara Moraes.

Referência

Na última sexta-feira, 1/9, a representante da Acnur no Brasil, Isabel Marquez, reafirmou que após visitar o espaço de acolhimento provisório para os indígenas venezuelanos da etnia Warao, localizado na avenida Tarumã, no Centro, teve a certeza de que esse trabalho é uma grande referência para qualquer lugar que receba refugiados.

De acordo com a subsecretária da Semmasdh, Jane Mara Moraes, a Acnur orientou que a Prefeitura de Boa vista utilizasse o Plano de Ação que a Prefeitura de Manaus elaborou.

“O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foi quem recomendou a leitura do nosso Plano de Ação para atendimento aos indígenas Warao e suas famílias. A ACNUR fez a leitura e na sua visita ao espaço de acolhimento fez uma série de elogios ao trabalho desenvolvido. A Prefeitura de Belém, no Pará, também solicitou nosso plano de trabalho para que pudessem utilizar no processo de acolhimento dos indígenas venezuelanos”, revelou a subsecretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *