Semsa prepara nova edição do Saúde nas Galerias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove na próxima terça-feira (3), a terceira edição do Projeto Saúde nas Galerias, iniciado no mês de agosto com o objetivo de ampliar e divulgar as ações da Atenção Básica entre o público que frequenta e trabalha nas galerias populares no Centro de Manaus.

Com execução de profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Pallotti, a nova edição do projeto vai acontecer na Galeria Popular do Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, nº 106, das 9h às 13h, com oferta de atendimento médico com clínico geral, vacinação, aferição de pressão arterial, dispensação de medicamentos, orientações em nutrição, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a Semsa também irá aproveitar a execução do projeto Saúde nas Galerias para destacar as ações do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

“Durante o mês de outubro, todas as Unidades Saúde estarão reforçando junto à população as ações de orientação, prevenção e a oferta dos serviços para o diagnóstico precoce das duas doenças”, informa Marcelo Magaldi.

De acordo com responsável técnica pelo programa de Saúde da Mulher no Disa Sul, enfermeira Lúcia Marques de Freitas, as mulheres que irão participar da programação na Galeria do Espírito Santo terão a oportunidade de receber orientações sobre o autoexame das mamas, a prevenção ao câncer de colo de útero e sobre a importância de exames como o preventivo (papanicolau) e a mamografia.

“A informação é uma arma essencial para a prevenção e detecção precoce de doenças, permitindo que as mulheres mantenham uma postura mais atenta à saúde do próprio corpo, conhecendo o que é normal e quais alterações podem indicar suspeita para o câncer”, alerta Lúcia Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *