Zona Azul: Praticidade e modernidade para estacionar no Centro Histórico de Manaus

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

A Zona Azul, novo sistema de estacionamento rotativo do Centro Histórico de Manaus, entrará em funcionamento no dia 30/06. O projeto busca ordenar o fluxo de veículos estacionados na área, bem como a cobrança de taxas de estacionamento em locais públicos.

O perímetro da Zona Azul vai da Av. Leonardo Malcher até a Av. Floriano Peixoto, sendo limitado pela Rua Luiz Antony e a Av. Joaquim Nabuco. Dentro dessa área, todos os motoristas que desejarem estacionar terão a cobrança de uma taxa de R$2,45 por hora, sendo três horas o período máximo de permanência permitido.

Os usuários poderão verificar as vagas disponíveis e comprar créditos através do aplicativo Zona Azul Manaus ou do site www.zamanaus.com.br. Outra possibilidade é fazer o pagamento em dinheiro diretamente aos monitores, antigos flanelinhas treinados e capacitados para atuar dentro do sistema.

Em respeito a quem já estava na área antes do projeto, moradores têm direito a isenção de taxas para um veículo por imóvel nas ruas ao redor do quarteirão habitado e dos quarteirões vizinhos, sendo necessário apresentar cópia da identidade, comprovante de residência, cópia do contrato de locação (se necessário) e cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo.

Já os trabalhadores do Centro terão desconto de 50% na tarifa para um veículo por pessoa dentro de áreas pré-definidas, sendo necessário apresentar declaração da empresa, cópia da Carteira de Trabalho e cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo. Os documentos devem ser entregues na sede do Consórcio Amazônia, localizada na Av. Leonardo Malcher, 834, próximo ao Sebrae-AM.

O sistema Zona Azul tem como objetivo organizar e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos no Centro. Serão oferecidas inicialmente 1.500 vagas, proporcionando 20 mil oportunidades de estacionamento por dia.

Cada vaga é dotada de um sensor que informa em tempo real se o espaço está disponível, evitando que o motorista precise dar várias voltas até encontrar um espaço livre. O funcionamento do Zona Azul é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 17h. Aos domingos não haverá cobrança.