Tuberculose: Previna-se e fique atento aos sintomas!

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o Bacilo de Koch, transmitida através do ar, que afeta principalmente os pulmões (TB pulmonar). Ela também pode afetar outros órgãos e tecidos do corpo (TB extra-pulmonar).

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a incidência de tuberculose é alta na capital e pede que a população fique atenta aos sintomas e formas de prevenção.

Quem apresentar os sintomas da doença, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar os exames.

Quais são os sintomas da doença?

O principal sintoma da tuberculose é a tosse (com ou sem catarro) por três semanas ou mais. Além disso, outros sintomas podem ocorrer, como cansaço, perda de apetite, febre e suores.

Contraí a tuberculose. Como devo tratar a doença?

O tratamento para tuberculose é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde da rede pública e dura seis meses, com doses diárias. Mesmo que os sintomas melhorem e a pessoa deixe de transmitir a doença depois de duas semanas, o tratamento não pode ser interrompido. Caso contrário, a bactéria não será eliminada e a doença não será curada.

Se você apresentar alguma reação ao tratamento, retorne imediatamente à unidade de saúde.

Como acontece a transmissão da doença?

Uma pessoa com tuberculose pulmonar que ainda não esteja em tratamento, ao tossir, espirrar ou falar, elimina gotículas no ambiente. Se você convive com essa pessoa por tempo prolongado, pode ser infectado.

Quais são as formas de prevenção da tuberculose?

– Vacina BCG, que deve ser aplicada em todos os recém-nascidos ainda na maternidade;
– Exame clínico e de escarro em caso de tosse por três semanas ou mais;
– Exame em caso de contato prolongado com doente de tuberculose em ambiente fechado;
– Tratamento imediato e sem interrupção.

Evitar locais fechados, mal ventilados e com pouca ou nenhuma exposição solar.

Curiosidade: o que é Infecção Latente da Tuberculose – ILTB?

Uma pequena parte das pessoas que teve contato recente e prolongado com um doente de tuberculose pode se infectar sem apresentar sintomas da doença, ou seja, tem uma infecção latente (ILTB). Se você teve esse tipo de contato, procure uma Unidade Básica de Saúde que realiza diagnóstico e tratamento para ILTB. A infecção latente ainda não é a doença, mas seu tratamento é uma estratégia importante para redução da incidência da tuberculose.

Para mais informações, acesse o site semsa.manaus.am.gov.br