Vila do Puraquequara recebe ações da PMM

Manaus (AM) – O bairro Vila do Puraquequara, na zona Leste da cidade, tem passado por transformações em sua paisagem, com os trabalhos de infraestrutura realizado pela Prefeitura de Manaus em mais de 20 ruas da comunidade. Cerca de 40 homens, além de maquinaria pesada, estão a serviço da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e os moradores já relatam melhorias, mesmo com a entrega parcial do bairro que está sendo reestruturado.

A rua 13, que era, totalmente, no solo natural e alagava constantemente com as chuvas, já recebeu drenagem profunda, meio-fio, sarjetas e começou a ser asfaltada. Na sequência, o trabalho irá atender as ruas Diacuí, 3, 4 e 5.

O vice-presidente comunitário da Vila do Puraquequara, Irã Duarte, reside na rua 13 há 23 anos e conta que enfrentou diversos problemas relacionados à infraestrutura. “Sempre quisemos otimizar o valor do nosso bairro, mas não tínhamos as condições. Aqui é uma reserva ambiental e tem capacidade para ser, no futuro, um destino de ecoturismo, por isso precisamos de investimentos na infraestrutura do bairro. Agora, a rua em que moro já está asfaltada e esperamos continuar com este trabalho consolidado”, comentou.

O prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, explicou que a ação faz parte do cronograma de serviços básicos desenvolvidos pelo Distrito de Obra responsável pela área. “Estamos, a cada dia, mais empenhados em atender também as comunidades mais distantes do centro de Manaus com ações de infraestrutura. Estamos atentos às solicitações da população sobre as necessidades de cada zona e, de antemão, os Distritos de Obras estão delegados para prestar toda a assistência necessária”, destacou Rotta.

Outro morador satisfeito com a ação da prefeitura no bairro é o comerciante e morador há cinco anos da Vila, Raimundo Luciano. Segundo ele, quando chovia as ruas ficavam enlameadas, levando água para dentro das casas. “Já passamos por muitos aperreios e ficávamos sem saber o que fazer. Quando saíamos de casa, os pés ficavam molhados de tanta lama que tinha. Finalmente recebemos o que esperávamos. Vimos o trabalho se iniciar com a implantação da tubulação e agora podemos ver o tão sonhado asfalto na nossa rua. Estamos muito felizes”, concluiu.

As ações da Seminf também atendem o principal acesso por estrada ao bairro do Puraquequara. Na última sexta-feira, 16/3, cerca de 80 toneladas de massa asfáltica foram trabalhadas na recomposição da malha viária. As equipes usaram pedra rachão, um tipo especial de pedra que torna o asfalto mais duradouro e resistente para a trafegabilidade de carretas e caminhões.

Rotta informou que a obra é necessária em caráter emergencial devido à grande quantidade de veículos pesados usarem o local para tráfego diário e, por conta disso, causar o desgaste da alameda.

Bela Vista

Já na Comunidade Bela Vista, também no Bairro Puraquequara, as 28 ruas com solo natural também ganham um novo aspecto com a execução dos serviços básicos de infraestrutura realizados pela prefeitura. Há 40 dias, a Seminf tem intensificado as obras na área com a implantação de drenagens profunda e superficial, terraplanagem, instalações de meio-fio e sarjetas, além da massa asfáltica.

Antes das obras, a maioria das ruas da comunidade eram de chão batido. Agora, as ruas Ulysses Guimarães, Júlio Damião, Hilário Calheiros, Florentino Pereira, Dener, João Paulo, Luiz Gonzaga, Padre Calero e Padre Ludovico já começaram a receber as ações de infraestrutura.

Durante uma visita a comunidade realizada no último sábado, 17/3, Rotta acompanhou a terraplanagem e a drenagem profunda que está sendo realizado na rua São Paulo. Na área, mais de 300 metros de via, com toda a infraestrutura necessária, começam a surgir, com máquinas trabalhando na terraplanagem e drenagem profunda da via. Com isso, nasce a esperança de dias melhores para as centenas de famílias que moram nas redondezas.

“Tenho vindo aqui rotineiramente, quero acompanhar de perto os trabalhos de infraestrutura nas 28 vias da comunidade, muitas delas com solo natural mesmo. São centenas de famílias que estão sendo atendidas e a partir de agora vão ter serviços básicos como a coleta de lixo nas suas portas. Foi uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, após visitar a comunidade e ouvir os moradores e suas necessidades. Vamos aos poucos, com muita vontade e responsabilidade, atendendo aos anseios de uma cidade melhor para todos”, conclui Rotta.

Cerca de 40 servidores da Seminf, mais de 10 caçambas, retroescavadeiras e tratores trabalham na região atendendo as vias da Vila do Puraquequara e mais as vias da comunidade Bela Vista para que as obras sejam concluídas no tempo estimado de 40 dias.

Deixe uma resposta